Entretenimento



Nos palcos e nas letras

"O leitor será provocado a romper com a barreira do conforto", diz Leo Chaves, que lança livro na Capital

Sessão de autógrafos será na livraria Santos, no Shopping João Pessoa, nesta quarta (quatro)

03/12/2019 - 18h34min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Apostando em um discurso de reinvenção, mesmo sendo um dos músicos de maior sucesso do cenário sertanejo, e tendo seguido carreira solo após a separação do irmão Victor, Leo Chaves lança, nesta quarta-feira (quatro), seu segundo livro, A Grande Arte de se Reinventar – As 7 Habilidades que Podem Mudar a Sua Vida (editora Planeta, R$ 39,90, preço médio), na Capital.

Leo Crosara / Divulgação
Leo lança segundo livro

Na obra, que tem prefácio do historiador gaúcho Leandro Karnal, o mineiro compartilha estudos e experiências próprias para ajudar o leitor a resgatar a capacidade de escrever e conduzir sua própria história. Por telefone, o cantor, escritor e palestrante, 43 anos, falou sobre o livro e sobre seus desafios após a separação da dupla que formou com o irmão durante 26 anos. Eles anunciaram uma pausa na parceria em agosto do ano passado.

Tu és um cara de grande sucesso na carreira artística: vendeu mais de 30 mil exemplares de teu primeiro livro (No Colo dos Anjos, editora Gente, R$ 20, preço médio) e és um dos nomes mais conhecidos da música nacional. Como é para ti, com a "vida resolvida", teoricamente, convencer o leitor de que te reinventaste?
Essa é a grande provocação do livro. É você sair da cadeira do ontem, da conquista, do conforto, se desafiar. Que você, mesmo que esteja em uma ilha, no oceano, sem terra à vista, saia da ilha, se jogue no oceano. Não sei pra onde eu vou, mas vou me desafiar, vou me jogar, vou buscar o novo. O leitor será provocado a romper com a barreira do conforto, a entender que a realização da felicidade, que todo mundo busca, não está no pódio, está na construção, está no caminho até o sucesso. O caminho da felicidade é entender, todos os dias, que você pode construir uma versão melhor de si mesmo. 

A de ontem foi legal, sim, comemore. Mas, hoje, não é mais. É necessário romper a barreira do ilusório, do que eu já tenho, do que eu já conquistei, do que eu sou. Isso é uma ilusão da vida.

Atualmente, a expressão “se reinventar” virou quase um lugar-comum, uma expressão motivacional. Mesmo sabendo que não querem dizer exatamente a mesma coisa, se reinventar não seria o mesmo que evoluir?
É, eu concordo com essa ideia. Evolução é você descobrir novas roupas, novas caras, se desfazer das máscaras, das roupas mofadas. metaforicamente falando. Concordo com você, associo muito a felicidade ao novo, a uma busca pela constante novidade e pela evolução.

Em abril de 2018, tu reuniste muita gente no lançamento de teu primeiro livro. Qual é a expectativa para hoje?
Espero que aumente (risos). Atribuo muito isso ao Victor & Leo: construímos um legado muito forte, um vínculo emocional por conta das nossas músicas. E isso se mostra cada vez mais sustentável, isso perdura. E eu estou podendo atuar em novas avenidas, mas me encontrando com as mesmas pessoas. Isso é bom.

Como é tentar fixar tua marca, depois da separação do Victor?
É uma dificuldade enorme construir uma marca depois de ter vindo de uma grande marca como Victor & Leo. Construir algo novo, depois de ser conhecido no país inteiro, não é fácil. As pessoas querem muito Victor & Leo, elas têm um vínculo muito forte com aquilo e parece que existe uma barreira inicial (para fixar a marca Leo Chaves). Eu sou um cara muito determinado, tenho muita fé e sou muito dedicado, intenso. Se eu determinei a mim mesmo subir uma montanha, não importa a altura, não importam os obstáculos que encontrarei, eu vou subir. Tem sido um grande desafio me reinventar, mas eu não quero ser "outro Victor & Leo".

Por isso, estou mudando artisticamente. Quero uma outra linguagem musical, é isso o que estou buscando, estou me surpreendendo. E, quando você se surpreende, surpreende o público também. E vejo que tenho um avanço a cada passo.

E a dupla, previsão de retorno?
A gente fala sobre isso, eu e Victor, mas bem pra frente. Agora, não. Estamos traçando nossos desenhos individualmente, cada um com sua caneta e com sua cor.

 Te programa!

— O quê: Leo Chaves lança e autografa o livro A Grande Arte de se Reinventar – As 7 Habilidades que Podem Mudar a Sua Vida

— Quando: nesta quarta (quatro) às 18h

— Onde: Livraria Santos, Shopping João Pessoa, João Pessoa, 1.831

— Quanto: entrada franca. Para a sessão de autógrafos, serão distribuídas 360 senhas, na
própria livraria, a partir das 9h. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias