"O leitor será provocado a romper com a barreira do conforto", diz Leo Chaves, que lança livro na Capital - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Nos palcos e nas letras03/12/2019 | 18h34Atualizada em 03/12/2019 | 18h34

"O leitor será provocado a romper com a barreira do conforto", diz Leo Chaves, que lança livro na Capital

Sessão de autógrafos será na livraria Santos, no Shopping João Pessoa, nesta quarta (quatro)

Apostando em um discurso de reinvenção, mesmo sendo um dos músicos de maior sucesso do cenário sertanejo, e tendo seguido carreira solo após a separação do irmão Victor, Leo Chaves lança, nesta quarta-feira (quatro), seu segundo livro, A Grande Arte de se Reinventar – As 7 Habilidades que Podem Mudar a Sua Vida (editora Planeta, R$ 39,90, preço médio), na Capital.

leo chaves, foto atualizada.
Leo lança segundo livroFoto: Leo Crosara / Divulgação

Na obra, que tem prefácio do historiador gaúcho Leandro Karnal, o mineiro compartilha estudos e experiências próprias para ajudar o leitor a resgatar a capacidade de escrever e conduzir sua própria história. Por telefone, o cantor, escritor e palestrante, 43 anos, falou sobre o livro e sobre seus desafios após a separação da dupla que formou com o irmão durante 26 anos. Eles anunciaram uma pausa na parceria em agosto do ano passado.

Tu és um cara de grande sucesso na carreira artística: vendeu mais de 30 mil exemplares de teu primeiro livro (No Colo dos Anjos, editora Gente, R$ 20, preço médio) e és um dos nomes mais conhecidos da música nacional. Como é para ti, com a "vida resolvida", teoricamente, convencer o leitor de que te reinventaste?
Essa é a grande provocação do livro. É você sair da cadeira do ontem, da conquista, do conforto, se desafiar. Que você, mesmo que esteja em uma ilha, no oceano, sem terra à vista, saia da ilha, se jogue no oceano. Não sei pra onde eu vou, mas vou me desafiar, vou me jogar, vou buscar o novo. O leitor será provocado a romper com a barreira do conforto, a entender que a realização da felicidade, que todo mundo busca, não está no pódio, está na construção, está no caminho até o sucesso. O caminho da felicidade é entender, todos os dias, que você pode construir uma versão melhor de si mesmo. 

A de ontem foi legal, sim, comemore. Mas, hoje, não é mais. É necessário romper a barreira do ilusório, do que eu já tenho, do que eu já conquistei, do que eu sou. Isso é uma ilusão da vida.

Atualmente, a expressão “se reinventar” virou quase um lugar-comum, uma expressão motivacional. Mesmo sabendo que não querem dizer exatamente a mesma coisa, se reinventar não seria o mesmo que evoluir?
É, eu concordo com essa ideia. Evolução é você descobrir novas roupas, novas caras, se desfazer das máscaras, das roupas mofadas. metaforicamente falando. Concordo com você, associo muito a felicidade ao novo, a uma busca pela constante novidade e pela evolução.

Em abril de 2018, tu reuniste muita gente no lançamento de teu primeiro livro. Qual é a expectativa para hoje?
Espero que aumente (risos). Atribuo muito isso ao Victor & Leo: construímos um legado muito forte, um vínculo emocional por conta das nossas músicas. E isso se mostra cada vez mais sustentável, isso perdura. E eu estou podendo atuar em novas avenidas, mas me encontrando com as mesmas pessoas. Isso é bom.

Como é tentar fixar tua marca, depois da separação do Victor?
É uma dificuldade enorme construir uma marca depois de ter vindo de uma grande marca como Victor & Leo. Construir algo novo, depois de ser conhecido no país inteiro, não é fácil. As pessoas querem muito Victor & Leo, elas têm um vínculo muito forte com aquilo e parece que existe uma barreira inicial (para fixar a marca Leo Chaves). Eu sou um cara muito determinado, tenho muita fé e sou muito dedicado, intenso. Se eu determinei a mim mesmo subir uma montanha, não importa a altura, não importam os obstáculos que encontrarei, eu vou subir. Tem sido um grande desafio me reinventar, mas eu não quero ser "outro Victor & Leo".

Por isso, estou mudando artisticamente. Quero uma outra linguagem musical, é isso o que estou buscando, estou me surpreendendo. E, quando você se surpreende, surpreende o público também. E vejo que tenho um avanço a cada passo.

E a dupla, previsão de retorno?
A gente fala sobre isso, eu e Victor, mas bem pra frente. Agora, não. Estamos traçando nossos desenhos individualmente, cada um com sua caneta e com sua cor.

 Te programa!

— O quê: Leo Chaves lança e autografa o livro A Grande Arte de se Reinventar – As 7 Habilidades que Podem Mudar a Sua Vida

— Quando: nesta quarta (quatro) às 18h

— Onde: Livraria Santos, Shopping João Pessoa, João Pessoa, 1.831

— Quanto: entrada franca. Para a sessão de autógrafos, serão distribuídas 360 senhas, na
própria livraria, a partir das 9h. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros