Entretenimento



Falando de Sexo

Os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional

Alguns deles podem aparecer durante os primeiros meses de uso

11/12/2019 - 18h13min


Andrea Alves
Lucia Pesca

A pílula anticoncepcional pode ser tomada antes da primeira relação sexual? Pode trazer problemas quanto à fertilidade no futuro?

Reprodução / Reprodução

A pílula pode ter efeitos colaterais. Alguns dos sintomas que podem aparecer durante os primeiros meses de uso são: dor de cabeça, náusea, aumento dos seios e maior perda de sangue durante o ciclo menstrual, entre outros. Entretanto, estes sintomas, normalmente, desaparecem com o tempo. Caso não cessem, é indicado mudar para outra marca da pílula.

O importante é, toda vez que tiver relações sexuais, fazer uso de alguma forma de anticoncepção, que pode ser a pílula, com um preservativo. Para definir qual a mais adequada ao seu organismo, você deve consultar um ginecologista. Um especialista vai discutir detalhes importantes sobre o uso do preservativo e do comprimido, incluindo seus efeitos colaterais. Obter o método certo ajudará o casal a desfrutar do sexo com mais segurança e prazer. 

Leia outras colunas

Fertilidade

Em relação a problemas futuros, não há prejuízo à fertilidade com o uso prolongado das pílulas  anticoncepcionais. Durante a vigência de um contraceptivo hormonal, seja injetável, seja de uso oral, não costuma ocorrer ovulação, sendo este um dos principais mecanismos para evitar uma gestação.

Ao cessar o uso da pílula, os ciclos voltam a ser ovulatórios em um período que é variável de mulher para mulher. Por outro lado, é importante salientar que, assim como a pílula não prejudica, também não preserva a fertilidade. Usando ou não os anticoncepcionais, com o avançar da idade, a qualidade e a quantidade dos óvulos diminuem: em média, são perdidos 1 mil óvulos por mês.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias