Entretenimento



Falando de Sexo

Prática oral exige cuidados e proteção

 A combinação de beijo, sexo e boca pode ser uma via de transmissão de inúmeras doenças

09/12/2019 - 17h48min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Amigas do Diário, é verdade que o sexo oral pode causar doenças na boca?

Reprodução / Reprodução

Querida leitora, costumamos dizer que a combinação de beijo, sexo e boca pode ser uma via de transmissão de inúmeras doenças, caso  ocorra sem cuidados de higiene e sem proteção.
As mucosas (revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo) da boca e dos órgãos sexuais têm uma incrível capacidade de absorção. Se estiverem em contato com secreções, salivas, esperma e líquido vaginal contaminado, não
é necessária nem a presença de feridas ou de sangramento para desencadearem os sintomas das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A troca de beijos, por exemplo, pode favorecer o desenvolvimento de hepatite C, gengivite e até de cáries e de algumas DSTs, como sífilis e infecção pelo vírus HPV.

Leia outras colunas

Sintomas

Além disso, o sexo oral também pode transmitir sífilis, HPV, gonorreia e herpes, entre outras. A sífilis se manifesta na boca sob a forma de feridas que podem ser confundidas com herpes.Já a gonorreia provoca inflamações bucais.

Mas atenção: não escove os dentes antes de fazer sexo oral, pois a gengiva pode sangrar durante a escovação. Uma das maneiras de se proteger, além da boa higiene bucal, é o uso da camisinha feminina ou da masculina também durante a prática oral. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias