Entretenimento



Eleição

Você votou e confere aqui: eis os melhores da música em 2019

Artistas como Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Estação Fandangueira dominaram a votação

20/12/2019 - 16h17min

Atualizada em: 20/12/2019 - 16h17min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

 Em 2019, 32617 internautas votaram nos Melhores da Música, na tradicional eleição promovida pelo Diário Gaúcho. Seguindo tendência dos últimos anos, a participação dos leitores e internautas que acompanham o DG foi maciça, mostrando que a consulta popular é sempre um bom termômetro para saber o que o público — e os fãs — estão pensando, ouvindo e compartilhando, quando o assunto é música.

Neste ano, temos a consagração definitiva de Marília Mendonça, eleita a melhor cantora pelo terceiro ano consecutivo e de Gusttavo Lima, bicampeão como melhor cantor em 2018 e 2019. Na seara local, destaque para o Estação Fandangueira, que brilhou na categoria destaque gaúcho, após dois anos vencendo como melhor banda de baile, e para Júnior & Cézar, gaúchos que despontaram nacionalmente neste ano, eleitos como revelação. 

Melhor cantora

1º — Marília Mendonça, 75%

Randes Filho / Divulgação
Rainha da sofrência venceu eleição pela terceira vez consecutiva

2º — IZA, 22%
3º — Luisa Sonza, 3%

Pensa num ano de ponta. E multiplica pelo número que vier na sua imaginação. Só assim para definir mais um ano brilhante de Marília Mendonça, que se firma não apenas como a principal voz feminina da música sertaneja, mas deixa seu nome entre os principais nomes do cenário nacional. Com apenas 24 anos, a goiana foi eleita pelo terceiro ano seguido a melhor cantora da eleição e celebra o ano em que ela faturou, por exemplo, em novembro, o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja, com o projeto Em Todos os Cantos - os bastidores do álbum renderam a série Marília Mendonça - Todos os Cantos — disponível na Globoplay. Em outubro, outro reconhecimento, ao faturar a categoria Show do Ano, no Prêmio Multishow. 

Quase no fechamento do ano, a cereja do bolo: no dia 16 deste mês, nasceu Leo, filho da cantora com Murilo Huff. Mesmo 100% dedicada ao pequeno, ela mandou um recado, via assessoria de imprensa, aos leitores do Diário, por conta da eleição:

—  Estou muito feliz com esse reconhecimento do povo gaúcho, só tenho a agradecer! Foi um ano intenso, de muito trabalho, e receber esse retorno do público é bom demais. Mostra que todo o trabalho e todo o esforço valeram a pena. Cada detalhe que pensamos para nossos shows e para o projeto Todos os Cantos. Eu adoro o povo gaúcho, adoro cantar no Rio Grande do Sul, sou sempre muito bem recebida, então, é um prêmio especial. Muito obrigada e, em 2020, a galera pode esperar que, logo, voltaremos a cantar por aí.

Melhor cantor

1º — Gusttavo Lima, 49%

Félix Zucco / Agencia RBS
Mineiro venceu a eleição pelo segundo ano seguido

2º — Felipe Araújo, 28%

3º — Ferrugem, 23%

No primeiro semestre de 2019, Gusttavo Lima encabeçou quase todas as listas de músicas mais tocadas no país inteiro. Em uma das mais importantes, a da Crowley, ele estava no topo do ranking divulgado das 100 faixas mais tocadas nas rádios, entre janeiro e junho, por conta do hit Cem Mil. No segundo semestre, assinou contrato com a gravadora Sony Music e gravou o DVD O Embaixador In Cariri, que contava com a participação de nomes tão diversos como Raimundo Fagner e dos cubanos Gente de Zona. Além disso, durante o ano, arrastou multidões em shows como em Brasília, quando 45 mil pessoas viram seu espetáculo. Em Belo Horizonte, em outubro, mais de 57 mil ingressos foram esgotados semanas antes da show que ele fez, em 19 de outubro, no Estádio do Mineirão.

Para comprovar sua majestade, finalizou o ano com mais de 5,3 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube. Um dos carros-chefe, entre as dezenas de hits do mineiro, é Balada Boa, com mais de 196 milhões de visualizações. 

Destaque nativista

1º — Alma Gaudéria, 41%

Divulgação / Divulgação
Grupo fez show de abertura do Acampamento Farroupilha, neste ano

2º — Shana Müller, 37%

3º — Bagre Fagundes, 22%

Completando 12 anos de carreira em 2019, o Alma Gaudéria ficou na frente de dois nomes de respeito em sua categoria - um deles, Bagre Fagundes, simplesmente, que é o autor do Canto Alegretense. Por isso, os músicos celebram como nunca o prêmio.

— Em 2019, recebemos alguns prêmios que vêm coroando o nosso trabalho. E temos um carinho especial pelo Diário, afinal, a primeira vez que participamos de um concurso, foi no Chance Nativista, em 2007 (concurso que era realizado pelo Diário Gaúcho, com o objetivo de dar espaço para novos talentos da música). Naquela época, fomos para a final, fizemos um show lindo na Casa do Gaúcho, mas não ganhamos, foi uma experiência legal para uma banda que estava começando — relembra Fernando Espíndola, voz solo e violão do grupo.

Entre outros feitos do grupo, que fez mais de 150 shows no ano, estão uma música que homenageia a Capital, Voo a Porto Alegre, e a gravação do clipe da faixa A Jenifer e a Doralice, inspirada no hit Jenifer, de Gabriel Diniz, que morreu em maio deste ano e o show de abertura do Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em setembro. 

— Aos poucos, tudo que a gente sonhou, lá atrás, está se tornando realidade — comemora Fernando. 


Banda de baile

1º — Eh Expresso, 42%

Rodrigo Pandolfi / Divulgação
Grupo celebrou 20 anos de estrada em 2019

2º — Talagaço, 39%

3º — Tchê Garotos, 19%

E que baita 2019 viveu o Eh Expresso! No ano em que celebrou 20 anos de estrada, o grupo foi eleito como melhor banda de baile do Rio Grande do Sul, lançou disco para comemorar a data (o DVD 20 Anos de Vanera), gravou um clipe com a participação de Nego Di, humorista da Rádio Atlântida (94.3 FM) e ainda teve a canção Zé do Choro como a mais tocada nas rádios FM do Rio Grande do Sul, com 2.540 execuções, segundo dados da Connectmix, uma das empresas que monitora execuções nas emissoras de rádio e na internet no país. Ufa!

— Foi um ano muito especial para o grupo, quando completamos duas décadas de banda. A indicação ao prêmio Melhores da Música de 2019, do Diário Gaúcho, nos deixou muito felizes, pois vimos que o trabalho que fizemos durante o ano nos levou até esta indicação — comemora Gabriel, vocalista do Eh Expresso.

Porém, quando o grupo recebeu a informação de que havia vencido a categoria banda de baile, a euforia tomou conta dos músicos. 

— Foi muito emoção! Gostaríamos de agradecer, de coração, a todos os leitores do Diário pelo carinho com o nosso trabalho — agradece Gabriel. 

Porém, mesmo com a vitória, o período de festas não é de descanso para os músicos. No dia 31, eles farão show em uma das principais festas de ano-novo do Rio Grande do Sul, o Réveillon das Missões, que acontece em São Miguel das Missões.


Destaque gaúcho 

1º — Estação Fandangueira, 75%

Dionatan Magni / Divulgação
Estação: desta vez, a vitória veio na categoria destaque gaúcho

2º — ViroZueira, 18%

3º — Louca Sedução, 7%

Pela terceiro ano seguido, os internautas e leitores mostraram que o Estação Fandangueira tem muita força junto aos fãs. Em 2017 e 2018, o Estação, de Terra de Areia, foi eleito como melhor banda de baile. Neste ano, com mais 300 shows no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Estação se consolidou como um dos principais nomes da música feita por aqui. Em maio deste ano, o Diário passou um fim de semana com o grupo, na estrada, e pode ver de perto como os músicos movimentam pequenas multidões, com sucessos como Na Bucha e Dez Pras Seis. Por áudio de WhatsApp, o vocalista da turma, Cassiano Batista, comentou a terceira vitória seguida:

—  É uma grande felicidade ganhar mais esse prêmio, ainda mais como destaque gaúcho. Foi um ano de muito trabalho, conhecemos novas regiões no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fica nosso agradecimento para a galera que tirou um tempo para votar no Estação, que gosta da nossa música e acredita no nosso trabalho. 

O grupo, que tira merecidas férias a partir desta segunda, anuncia que pretende seguir forte em 2020.

— A comemoração desta vitória é com o lançamento da nossa nova faixa, Caí no Golpe, que estreou nas plataformas digitais em dezembro. E fiquem ligados, seguiremos fortes em 2020 — promete Cassiano. 

Revelação

1º — Júnior e Cézar, 52%

Divulgação / Divulgação
Gaúchos ganharam destaque em 2019

2º — MC Dudinha, 31%

3º — Giulia Be, 17%

Em junho, uma reportagem do Diário Gaúcho, sobre novas vozes que pediam passagem na música sertaneja nacional, já chamava atenção para uma dupla de gaúchos que veio com tudo: Júnior & Cézar, 11 anos de estrada. A responsável pelo destaque da dupla neste ano é a faixa Golzinho Quadrado, cujo clipe tem mais de 15 milhões de visualizações no YouTube. Os irmãos, que moram em São Paulo desde o começo de 2018, começaram a chamar atenção quando tiveram a composição Eu Só Quero Você gravada por Henrique & Diego, em 2015.  

Em 2019, os gaúchos voltaram suas atenções para regiões fortes do país, nas quais o sertanejo tem muita penetração, como interior de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul. Para completar, em junho, eles fizeram uma turnê em Singapura, na Ásia. 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias