Como evitar dores durante a relação sexual - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo02/01/2020 | 18h52Atualizada em 05/01/2020 | 16h13

Como evitar dores durante a relação sexual

O desconforto pode estar associado a vários fatores, mas existem exercícios para diminuir as dores

Como evitar dores durante a relação sexual Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Namoro há oito meses, mas só transamos nos finais de semana, porque moramos longe um do outro. Sempre dói. É porque fazemos pouco? Agora, vamos viajar por 10 dias. Estou com medo, pois o sexo vai ser frequente. O que posso fazer para ser bom e não doer?

Há diferentes níveis para as dificuldades durante as relações sexuais. Algumas mulheres não conseguem suportar a penetração em qualquer situação. Outras até conseguem, porém, sentem grande desconforto e dor, condições conhecidas como dispareunia e vaginismo.

Esse desconforto pode estar associado a fatores orgânicos (infecções vaginais recorrentes – como candidíase –, alterações hormonais, falta de preliminares e de relaxamento físico, entre outras) ou psicológicos, como o medo de uma gestação indesejada.

Dicas

Para diminuir a dor é aconselhável fazer uso de exercícios de respiração e de controle da ansiedade antes do encontro sexual. Além disso, incremente as preliminares e não priorize a penetração. Dê início à relação com posições sexuais que não tenham uma penetração tão profunda, como, por exemplo, a posição "de ladinho". Outra dica é usar um hidratante vaginal em vez de lubrificante.

Lembre-se de fazer avaliações médicas e  revisões ginecológicas de rotina. Para ter uma sexualidade saudável é necessário que você se toque, se conheça e se permita experimentar novas sensações.

Fonte: Graziela Rech Artico, médica especialista em sexologia (CRM: 33339). 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros