Entretenimento



Falando de Sexo

Como reconhecer sinais de ciúme excessivo

Em excesso, ele só prejudica, tanto no dia a dia, quanto nas relações sexuais

06/01/2020 - 18h34min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Estou namorando um homem muito ciumento. No início, eu achava legal, até bonitinho. Mas, agora, não está me fazendo bem. Até mesmo na hora do sexo, ele dá um jeito de criar uma situação ruim: fica perguntando se eu fazia do mesmo jeito com outros homens. Acabo perdendo a vontade de transar. Ele sente ciúme até da minha família! Isso não é normal. O que faço?

Reprodução / Reprodução

A conduta do seu namorado é bem preocupante. As atitudes dele, segundo o seu relato, não são nada saudáveis. Dá para entender por que você não sente tesão por ele, pois deve estar sofrendo com toda essa carga pesada de desconfianças e de invasão de privacidade.

De certa forma, o ciúme é uma emoção comum. Algumas vezes, podemos experimentá-lo. É algo gerado por sentimentos que ameaçam a estabilidade ou a qualidade de um relacionamento íntimo. Ele aparece como uma forma de proteger a relação. Geralmente,
o ciúme considerado normal é passageiro e baseado em fatos.

Leia outras colunas

Sentimento doentio

No ciúme doentio, há o sentimento inconsciente da ameaça de um rival. Predomina o desejo de controle e uma preocupação exagerada em relação às relações anteriores. O ciúme pode ser um alerta de que algo não está bem e pode levar à destruição do relacionamento, pois acaba se tornando tóxico. Repense esta situação. Ela está tomando um caminho que tende a torná-la “pesada” e nociva. Uma relação deve fazer bem para os envolvidos. Você não pode se sentir tensa, com medo ou acuada. A psicoterapia pode ajudá-los. 

Últimas Notícias