Entretenimento



Falando de Sexo

Como relatar um abuso ao parceiro

A terapia é uma das alternativas na hora de dividir essa situação com ele

08/01/2020 - 17h22min


Andrea Alves
Lucia Pesca

 Aos 11 anos, sofri abuso sexual e, hoje, penso que estou bem melhor em relação a isso. Porém, ainda há momentos em que a cena surge na minha cabeça e me dá medo. Devo contar para o meu namorado? É que, às vezes, fico me sentido culpada depois de gozar. Parece o mesmo sentimento que eu tinha quando era abusada. É muito ruim falar sobre isso, e não sei como conduzir uma conversa com ele. Além disso, só consigo falar, agora, sobre esse assunto, porque estou me tratando com uma psicóloga.

Reprodução / Reprodução

Querida leitora, é ótimo saber que você está tratando em terapia esta vivência tão difícil. E que bom ter encontrado e se adaptado a um relacionamento amoroso. É muito positivo, hoje, você estar se sentindo saudável a ponto de querer dividir com ele tudo isso. Uma ideia é levá-lo à terapia. Dessa forma, darão início a uma conversa sobre tudo isso que você viveu. Será possível compartilhar seus sentimentos com ele.

Leia outras colunas

Confiança

Mostre o quanto o ama e confia nele, e, por isso, resolveu contar – só para ele – esse trauma. Com certeza, vocês se tornarão mais próximos, e seu namorado poderá entender o que você já passou.

Caso ele esteja intuindo algo e colocando pressão sobre o relacionamento, esta visita ao terapeuta deve ser acelerada. Sugira brevemente o assunto, para motivá-lo a ir na consulta.
Diga a ele que você está em tratamento de apoio e que a ajuda dele é fundamental. O seu parceiro precisa entender o efeito que o trauma causado por um abuso sexual tem sobre uma mulher, mesmo que o fato tenha ocorrido em um passado distante. 

Últimas Notícias