Entretenimento



Polêmica

Criticado por declaração sobre cotas raciais, Thiago Martins se defende: "Sou contra o sistema"

Ator da novela das nove se pronunciou nas redes sociais após sua entrevista ao canal "Na Real com Bruno De Simone" repercutir negativamente

19/01/2020 - 14h26min


GZH
GZH
João Cotta / TV Globo/Divulgação
Thiago Martins está no elenco de "Amor de Mãe", no papel de Ryan

O ator Thiago Martins, que interpreta Ryan em Amor de Mãe, levantou polêmica nas redes sociais ao falar sobre cotas raciais. Em entrevista ao canal  "Na Real com Bruno De Simone", o artista foi incitado a falar do preconceito na sociedade e, com isso, disse que não concorda com as cotas.

Na tarde desta sexta-feira (17), horas depois da conversa repercutir negativamente nas redes sociais, Martins publicou uma série de tuítes defendendo que é "contra o sistema, e não contra as cotas". "Sou cria da Favela do Vidigal, tenho consciência da minha cor e vi de perto a discriminação. Aliás, vejo até hoje! Tenho amigos do 'Nós do Morro' que não tiveram a mesma oportunidade que eu e isso só reforça que o preconceito não acabou", escreveu. 

Na sequência, ele falou que "cotas não são esmolas" e que acredita que "o Brasil só vai pagar sua dívida histórica quando tiver políticas públicas que garantam a todos igualdade". "Enquanto os negros não forem maioria nas unidades e nos lugares de poder, nada vai mudar", finalizou o ator.

Veja a sequência de tuítes:  

Entenda o caso

Em entrevista ao canal  ao canal  "Na Real com Bruno De Simone",  na semana passada, Thiago Martins se mostrou contra as cotas ao explicar que o negro "bem-sucedido no Brasil ou é jogador de futebol ou a música muda o caminho dele". 

 — O negro não tem o espaço que nós brancos temos. Eu tenho muitos amigos negros e a gente conversa muito sobre isso. A cota me machuca, por exemplo, isso dói. Isso dói porque a cor da pele não muda nossa inteligência e nosso caráter, nós somos iguais. A única coisa que muda é nossa pele — começou.

A seguir, ele aponta que não concorda com uso de cotas em universidades:

— Para quê existe cota para os negros? Não! Universidade e escola têm que ser para todo mundo. Emprego tem que ser pra todo mundo. A gente vê exemplos de negros bem-sucedidos pelo país, tanto na música, quanto no futebol, quanto sendo empresário, sendo advogado. Por que tiveram a chance e aproveitaram. Hoje eu aplaudo realmente os discursos.

Nas redes sociais, o ex-BBB Danrley e outros usuários ficaram indignados com as declarações do ator da Globo:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias