Entretenimento



Falando de Sexo

O que é assexualidade? 

Cerca de 1% a 3% da população é considerada assexual

24/01/2020 - 17h33min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Há anos, me pergunto por que não quero fazer sexo, nem mesmo com o meu marido. Durante muito tempo, achei que eu tinha algum tipo de problema mental ou físico. Pensava que não era normal não querer transar. Aí, eu li algo sobre ser assexuada. Vocês podem falar mais sobre isso?

A assexualidade corresponde a uma orientação sexual caracterizada pela ausência de interesse por sexo. Cerca de 1% a 3% da população é considerada assexual.

No entanto, o indivíduo assexuado aprecia a intimidade e, por isso, é capaz de amar e de se envolver emocionalmente com um parceiro, mantendo um namoro ou até mesmo um casamento sem qualquer contato sexual, embora a masturbação possa ocorrer.

Diferentemente de transtornos, distúrbios ou outras condições sexuais – que podem envolver indicadores como estresse, depressão, conflitos religiosos ou uso de medicamentos que diminuem a libido –, a causa da assexualidade não pode ser definida, porque não existem fatores orgânicos ou psicológicos envolvidos.

Como diferenciar 

Falta de desejo é diferente de  assexualidade. Não ter desejo é uma disfunção caracterizada pela falta de fantasias sexuais e pela falta de vontade de ter contato íntimo, o que gera angústia e sofrimento. A pessoa tinha libido, mas, em algum momento, diminuiu ou deixou de existir. Nesses casos, o apetite sexual pode ser recuperado por meio de terapia, em que é identificada a possível causa da condição.

Em relação à assexualidade, todos os órgãos e sistemas estão funcionando bem, mas a pessoa não tem nenhuma vontade ou necessidade de ter sexo com penetração e não se preocupa com isso. Por isso, não gera angústia.

Quando há sintomas como angústia e sofrimento, eles podem indicar o transtorno do desejo sexual hipoativo.

  Leia outras colunas   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias