Entretenimento



A fama depois da fama

"BBB 20": os famosos que vão bombar e os que podem ser cancelados fora da casa após a exposição no reality 

Brothers e sisters acabam de completar 20 dias de confinamento e estão causando diferentes reações em seus fãs

11/02/2020 - 09h15min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Divulgação / Globo
Exposição no "Big Brother Brasil" tem prós e contras

O Big Brother Brasil é a chance de ficar conhecido no país inteiro e ainda levar R$ 1,5 milhão para casa. Mas e se você já for famoso e já tiver contratos polpudos? A 20ª edição do reality show reuniu participantes com carreira consolidada e até milhões de seguidores nas redes, dispostos a encarar os prós e contras de tamanha exposição. 

 Atitudes dentro da casa têm se refletido em números de acessos, engajamento nas redes e, principalmente, no julgamento do público. 

Abaixo, GaúchaZH elenca alguns dos fatores que podem prejudicar ou ajudar os brothers e sisters famosos:

QUEM TEM A GANHAR

Manu Gavassi, 27 anos

VICTOR POLLAK / Globo
Manu Gavassi fez uma estratégia de redes sociais que tem sido elogiada por especialistas na área

 Apontada como exemplo de transmídia, a cantora é – de longe – a participante que mais está sabendo trabalhar com as redes sociais. Suas posturas dentro da casa geraram memes, que estão sendo replicados pelo perfil oficial. Sua conta no Instagram está com uma série de conteúdos deixados prontos para aproveitar o momento de visibilidade – não à toa o número de seguidores foi de 4,4 para 7,2 milhões após o início do programa. Na semana passada, um vídeo de Manu respondia comentários fakes de espectadores do programa sobre sua personalidade dentro da casa. Em outro, ela fez uma carta aberta a Selton Mello – que se pronunciou nos comentários, dizendo que topa dirigir algum projeto da artista no futuro.

Musicalmente falando, seus clipes estão circulando novamente. Planos Impossíveis, lançado exatos 10 anos atrás, voltou a atingir a lista de 50 canções mais tocadas do país na primeira semana do reality. Na semana passada, foi a vez de Farsa (do disco Vício, de 2015) que pintou na lista das 50 mais virais do país, no Spotify.

Sabendo fazer piada de si mesma e com discursos feministas, alinhados com as redes sociais, Manu Gavassi está aproveitando ao máximo a exposição no reality para valorizar seus projetos. No dia 28, lançou um clipe novo, áudio de desculpas. Nos dias seguintes, Manu usou as mesmas roupas do videoclipe dentro da casa, "coincidentemente".

Amiga de muitos famosos – Fernanda Paes Leme e Bruna Marquezine já declararam suas torcidas por ela –, a cantora soube aproveitar a oportunidade para se relançar no mercado, seja como cantora ou personalidade.


Gabi Martins, 23 anos

VICTOR POLLAK / Globo
Gabi se lançou como cantora

Com apenas 23 anos, Gabi Martins não tem quase nada a perder dentro do BBB 20. Até o momento, uma de suas conquistas mais marcantes foi sua participação no SóTocaTop, programa musical da Globo, em que cantou a música Neném no quadro Aposta, em abril do ano passado. 

Desde o começo do reality, a mineira já ganhou quase um milhão de seguidores no Instagram — um número alto quando comparado a Boca Rosa, que perdeu centenas de milhares, e a Babu, com 560 mil seguidores a mais na rede social. Por lá, ela tem apresentado uma boa estratégia, com várias publicações por dia, interagindo com anônimos e famosos que deixam comentários.

Caso queira aproveitar sua carreira como cantora, seria importante mostrar mais seus dotes de intérprete no programa. Apesar disso, a sinceridade de Gabi e seu alinhamento com a causa feminista contam a seu favor. Nos últimos dias, por exemplo, ela vem compartilhando com todo o Brasil sua desilusão amorosa com Guilherme. Alvo de investidas de Boca Rosa, ele tem dado mais atenção à sister do que Gabi gostaria. 

— Hoje estou com o coração partido — anunciou em frente às câmeras, sem medo da superexposição. 

Líder desta semana do reality, sua primeira prova de fogo foi a indicação de Hadson ao paredão, no domingo (9).  


Babu , 40 anos

VICTOR POLLAK / Globo
Conhecido por viver Tim Maia na telona, Babu tem muito a ganhar

Desde que viveu Tim Maia nos cinemas, em 2013, Babu não teve muita expressão em seus trabalhos seguintes. Os principais foram nas novelas I Love Paraisópolis (2015) e Malhação - Seu Lugar no Mundo (2016), da Globo. Seu último filme, Intervenção, foi lançado no Festival do Rio, em dezembro do ano passado. Querendo ou não, o brother seguia à sombra de ter interpretado um dos maiores cantores da música nacional.

Nos últimos dias, Babu surpreendeu os espectadores do reality ao confrontar outros brothers em um discurso sobre o machismo, falando que os "homens sempre foram privilegiados na sociedade". Toda a situação ajudou a alavancar suas redes sociais na última sexta-feira, quando o termo "Juntos com Babu" atingiu os Trending Topics do Twitter. Em três dias, seu Instagram saltou de 300 mil para 700 mil seguidores.

Em um Raio-X no confessionário, Babu também se mostrou muito sereno sobre as bandeiras dentro da casa - revelando que está muito consciente do andamento do jogo. Essa postura do cara mais experiente e a neutralidade devem garantir sobrevida no jogo, popularidade e, quem sabe, convites para novos trabalhos. O youtuber Felipe Neto, por exemplo, disse que Babu não fica "sem emprego depois que sair da casa". 

— Se a Globo não contratá-lo (espero e imagino que vão), eu vou. E se não tiver função eu boto ele pra apresentar o meu canal no meu lugar — afirmou Felipe, que tem mais de 35 milhões de inscritos no YouTube.


Rafa Kalimann, 26 anos

VICTOR POLLAK / Globo
Rafa Kalimann tem contratos com festivais de sertanejo

 A influencer é conhecida por comentar BBB nas redes sociais e, surpreendentemente, não fez um planejamento diferenciado para o próprio perfil. No Instagram, onde ganhou 1,3 milhão de novos seguidores, segue publicando fotos diariamente, sem preocupação em movimentar a web, como Manu e Pyong.

Na primeira festa do programa, ela discutiu com Bianca Andrade – em briga começada por Boca Rosa -, mas isso não chegou a afetar a sua reputação. No sábado, as duas voltaram a conversar, mas não chegaram a se acertar.

Do lado de fora, Rafa é conhecida por ser embaixadora da ONG Missão África, que ajuda crianças no continente africano em missões religiosas; e é madrinha do Hospital de Câncer de Goiás. Na casa, já apareceu cantando músicas católicas para os brothers, para acalmá-los.

Principal figura feminina do Festival Villa Mix Goiânia e conhecida por divulgar eventos do gênero em todo o país, tem no BBB uma grande vitrine –  contanto que siga cuidando da própria imagem no jogo. 

QUEM ESTÁ NA BERLINDA


Pyong Lee, 27 anos 

VICTOR POLLAK / Globo
Pyong segue ativo nas redes sociais, com vídeos inéditos

Ele estava com tudo até beber todas na festa de sábado (8). 

Pyon Lee já foi apontado como uns 90 destaques brasileiros abaixo dos 30 anos pela Forbes. E estar no Big Brother Brasil foi uma estratégia mais do que pensada para a sua carreira. Seu canal de vídeos no YouTube, uma mescla de entrevistas e pequenas aulas de hipnose, já soma mais de 7 milhões de inscritos – e não para de ser atualizado mesmo com o seu confinamento. Na semana passada, a página publicou uma entrevista de Pyong com compositor Zeeba, em que o descendente de sul-coreanos começa o vídeo dizendo:

— Estou confinado agora no BBB, mas as conversas não param por aqui.

No Instagram, dobrou seu número de seguidores – de 2,3 para 5,1 milhões –, com posts divertidos sobre suas posturas dentro da casa e também para distribuir o conteúdo que seu canal de vídeos segue publicando.

Muito bem articulado dentro da casa e aliado das meninas contra machismo de outros participantes, Pyong arriscou sua boa reputação neste fim de semana, quando bebeu além da conta e passou da linha com as sisters, provocando a revolta de internautas, que chegaram a pedir sua expulsão. No dia seguinte, pediu desculpas à mulher, que está grávida, e ao telespectadores. Resta ver como ficará a relação com o público.


Mari Gonzalez, 25 anos

VICTOR POLLAK / Globo
Mari Gonzalez é namorada de Jonas

De todos os famosos, Mari Gonzalez é a mais neutra. Namorada do ex-BBB Jonas, a baiana segue explorando esse aspecto dentro da casa. Ela foi o primeiro alvo do tal teste de fidelidade, esquema arquitetado por brothers e que gerou verdadeira guerra dos sexos dentro da casa.

No Instagram, após o início do programa, conseguiu agregar  1,3 milhão de novos seguidores – um número baixo, quando comparado a Manu Gavassi e Pyong, que praticamente dobraram de quantidade. 

Mas um episódio isolado mostra os risco da exposição em um reality show. Quando conversou com Felipe Prior sobre zoofilia, uma frase sua motivou muitas críticas nas redes sociais, e seu nome subiu aos Trending Topics do Twitter. 

Já na semana passada, protagonizou um momento fofo: direto da casa, pediu Jonas em casamento pela câmera – ele aceitou horas depois em publicação no Instagram.

QUEM TEM A PERDER


Bianca Andrade, 25 anos

VICTOR POLLAK / Globo
Boca Rosa perdeu milhares de seguidores

De todos os brothers, Boca Rosa é a que está menos cotada entre os famosos. No meio da divisão da casa entre homens e mulheres — diante do "teste de fidelidade" —, Bianca questionou várias vezes a veracidade desta informação, gerando revolta nas redes sociais. Estima-se que ela tenha perdido, em menos de 48 horas, mais de 180 mil seguidores. 

A cotação de Bianca ainda diminuiu ainda mais após a festa "Guerra e Paz", realizada no último sábado (8). Após exagerar no álcool, a namorada de Diogo do trio carioca Melim, pareceu esquecer do compromisso e afirmou para Guilherme que queria beijá-lo. Os acontecimentos pegaram mal fora e dentro da casa, já que o rapaz iniciava um romance com a cantora Gabi.

Youtuber focada em beleza, dona de uma marca própria de maquiagens, ela já havia se envolvido em polêmicas antes de entrar na casa — como a vez em que não apareceu no dia em que deveria maquiar uma noiva. A diferença é que agora, dentro do BBB, sua gestão de crises está nula. Os perfis oficiais da sister estão com poucas publicações novas — mais espaçadas ao longo da semana — e sem se pronunciar oficialmente sobre suas declarações polêmicas dentro da casa. Já o Twitter, rede em que ela não está presente, está em polvorosa: elevou as tags "Fora Boca Rosa" e "Pano Rosa" no topo da rede social.

OS JÁ ELIMINADOS

Lucas Chumbo e Petrix Barbosa

 Considerado um dos primeiros do surfe brasileiro, Lucas Chumbo foi o primeiro eliminado do BBB 20 – o que pode ter sido em seu próprio benefício. Em uma semana de confinamento, o esportista foi chamado de machista e mulherengo nas redes sociais por situações dentro da casa. Reclamou por ter recebido o prêmio do Monstro (que consistia em ficar com uma fantasia de abacaxi) e confessou que não precisava de R$ 1,5 milhão.

Petrix, o segundo participante a se despedir do BBB, também saiu em baixa com o público, que chegou a pedir sua expulsão por ter passado da linha com as sisters e por ter machucado involuntariamente Pyong ao correr para atender o Big Fone.  Mais: teve que prestar depoimento na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, no Rio de Janeiro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias