Entretenimento



Falando de Sexo

Como falar sobre sexo com os filhos

Falar de sexo ainda é tabu entre os pais, mas assunto deve ser abordado.

24/02/2020 - 16h30min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Oi, sou uma mãe preocupada. Não sei como começar a falar sobre esse assunto de sexo com os meus filhos. Eles estão entrando na adolescência mas acontece que a escola não dá informação suficiente. Essa é uma tarefa da escola ou minha? Preciso de uma orientação! 

Reprodução / Reprodução

Primeiramente, parabéns por essa pergunta super importante. A responsabilidade para falar de sexualidade é da ambos, Escola e família. Falar de sexo ainda é tabu e não conversar sobre só faz as duvidas ficarem maiores, aumentando preconceitos, além de deixar os jovens vulneráveis a diversas situações.  

É essencial falar com foco na orientação e nas escolhas, que não é fácil prevenir infecções sexualmente transmissíveis ou gravidez, falar sobre afeto e carinho em relação ao parceiro ou parceira, na diversidade sexual que independente de quem se deseje é importante estar atendo aos sentimentos, negociar o prazer e formas de se cuidar. Os pais precisam educação em casa mas, também é papel da sociedade e da escola em formar os jovens para ter senso crítico para fazer escolhas e cuidado consigo mesmo.          

Leia outras colunas

Dica: não tem um jeito de falar sobre isso com os filhos, cada família tem um jeito de lidar com a sexualidade que vai desde contar como foram suas experiências, deixar preservativos para os filhos até falar abertamente. Então se coloque a disposição para falar e que se não souber responder vai buscar informação junto. Sem que o jovem se sinto invadido. Dialogo é sempre a melhor opção. 

Vinicius Pasqualin CRP 07/22901 Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias