Entretenimento



Falando de Sexo

"Meu marido teve câncer nos testículos"

O câncer de testículo, ao contrário da maioria dos tumores malignos, ocorre mais frequentemente em homens jovens, na faixa dos 15 anos aos 35 anos.

27/02/2020 - 17h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Estou bem preocupada, porque meu marido teve câncer nos testículos e teve de retirar um deles. Isto vai influenciar nossa vida sexual? Poderemos ter filhos?

Reprodução / Reprodução

Querida amiga, vamos dividir em duas a resposta à sua pergunta. Os testículos são responsáveis pela produção de milhões de espermatozoides no homem e pela produção do hormônio masculino chamado testosterona. 

O câncer de testículo, ao contrário da maioria dos tumores malignos, ocorre mais frequentemente em homens jovens, na faixa dos 15 anos aos 35 anos. Quando se perde um testículo por câncer pode ou não ter comprometida sua fertilidade capacidade de gerar filhos. 

Leia outras colunas

Cautela

Na atualidade, o tratamento do câncer de testículo envolve sessões de radioterapia ou de quimioterapia. E se faz necessário que o homem colete e congele o sêmen para assegurar que tenha filhos, caso o tratamento esterilize o testículo que se apresenta sem anormalidades. 

Por outro lado, o comprometimento da produção de hormônio masculino é raramente afetada. E a sexualidade (ereção e ejaculação) também não é comprometida. 

Psicológico

No entanto, um homem pode ter a sexualidade alterada por efeitos psicológicos. São reações decorrentes da carga emocional que o diagnóstico de um tumor maligno causa. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias