Entretenimento



Salve-Se Quem Puder

"Todas as mulheres são fortes, muito fortes", diz Flávia Alessandra

Uma dos destaques da novela, a atriz fala sobre sua personagem e sobre a força da mulherada na trama das 19h

27/02/2020 - 07h00min

Atualizada em: 27/02/2020 - 07h37min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Com tantos papéis de destaque em novelas, mais de 25 anos de carreira, atuante nas redes sociais, foliã de carteirinha (ela foi conferir os desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro com o marido, Otaviano Costa), Flávia Alessandra parece ser daquelas mulheres que abraçam todos os trabalhos e desafios sem pestanejar, com muita energia.

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Atriz revela que, por pouco, não aceitou o papel

Porém, antes de viver a misteriosa Helena em Salve-se Quem Puder, ela relutou, acreditem. Nesta entrevista exclusiva, a atriz de 45 anos revela que, por conta da complexidade da personagem, por não saber muitas informações do seu passado e por não ter conseguido "sacar" quem era Helena, quase desistiu do papel. Mas, no fim, encarou o desafio. No bate-papo, Flávia ainda fala do protagonismo da mulher e de onde busca sua segurança.

Como é viver essa personagem? Ouvi tu comentando que era algo inédito, que não havias "sacado" ela, pois o Daniel Ortiz (autor) não te revelou nada sobre os enigmas por trás da Helena...

Com certeza, essa é a novidade para mim, eu nunca tinha vivido isso. Não consegui desvendá-la. Quase não fiz essa personagem por conta disso, isso foi um grande conflito
para mim. No início, de cara, rejeitei isso, falei: "Cara, eu não vou aceitar, não consigo entender, desvendar essa personagem, essa mulher, não consigo dar conta". Mas, daí, fui conversando com o Silvio (de Abreu, diretor de dramaturgia da TV Globo), com o Daniel, fui tendo informações e acabei entendendo que esse podia ser o grande barato da personagem, não saber o que ela fez no passado. Então, não sei se ela tem uma índole boa, uma índole ruim. Então, estou conduzindo a personagem para deixar esse ar de mistério com ela (a empresária deixou a filha, Luna, interpretada por Juliana Paiva e o marido, Mário, vivido por Murilo Rosa no México, para tentar a sorte nos Estados Unidos, jurou que voltaria para buscá-los, mas nunca cumpriu a promessa).

O corte de cabelo fez parte desta composição de mulher poderosa e bem-sucedida. A Flávia da vida real busca onde sua segurança no dia a dia?

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Com Juliana Paiva: mistério no ar

O corte foi trabalho do Marcos Proença, que é meu cabeleireiro há muitos anos e, agora, sócio também. Junto com o caracterizador da novela, Serginho Azevedo, pensamos nesse look de cabelos curtinhos, bem moderno e prático para a Helena, que é uma empresária bem-sucedida. Eu adorei o resultado e achei que casou bem com a personagem e suas características. Segurança para lidar com o dia a dia? Acho que o pilar, as minhas raízes sempre estão associadas à família, à união e à cumplicidade com eles, que sempre me apoiam e incentivam em todos meus projetos de vida.

Fazes parte de uma geração de atrizes que seguem realizando projetos, sendo inspiração de beleza e levando uma série de mensagens positivas (só no Instagram, tem quase 10 milhões de seguidores). Te sentes sem rótulos?

Tento viver a vida da melhor forma possível. Também não descuido da saúde e da alimentação. Gosto de me exercitar, de dançar e também costumo compartilhar essa rotina nas redes, com as atividades do meu dia a dia.


E como tem sido dividir as cenas com tantas mulheres, como Juliana Paiva, Deborah Secco
(a Alexia na trama), Vitória Strada (a Kyra)? Muito se fala que é uma novela de mulheres fortes...

Olha, essa denominação de mulheres fortes (Flávia faz uma pausa)... Eu acho que todas
as mulheres são muito fortes,a mulherada vem sempre com adjetivos de coragem, fortes, muito amor e acho que estamos tendo uma valorização dessas mulheres. Mas, fortes, nós somos todas.

Não te parece clichê essa coisa de mulheres fortes? Eu não conheço mulheres fracas...
Exato! Pra mim, é um adjetivo que já vem acoplado ao sexo feminino: ser forte.

* O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Globo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias