Entretenimento



Falando de Sexo

Alergia ao preservativo: saiba o que fazer

 Muitas pessoas sofrem de alguma irritação pós-sexo, que pode atrapalhar uma vida sexual saudável, causando dores e, às vezes, lesões.  

29/03/2020 - 12h35min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Acho que estou com alergia ao látex da camisinha. O que posso usar para me proteger? 

Reprodução / Reprodução

Existem muitas pessoas que sofrem de alguma irritação pós-sexo. Esse desconforto tem de ser resolvido, pois atrapalha uma vida sexual saudável, causa dores e, às vezes, lesões.  

No entanto, nem toda irritação é sinal de alergia à camisinha. O preservativo é um produto composto por diversos elementos: látex, aromatizante, lubrificantes e, dependendo do modelo, até corantes. 

Sendo assim, tente descobrir a que produto da camisinha você é alérgico. Pode ser a certos tipos de lubrificantes ou aos artifícios de cor, cheiro e sensação. A pessoa alérgica à camisinha seria aquela que não tolera o látex (1% dos homens). 


Alternativas


Mas isso nada o impede de usar proteção, já que existem modelos de preservativos feitos de poliuretano. Ao sentir a irritação, tente trocar de preservativo. Se a camisinha tinha algum tipo de artifício extra – lubrificação, sensação ou cheiro – troque pelo modelo mais simples. 

Se, ainda assim, a irritação persistir, troque a marca. Se o desconforto continuar, experimente um modelo sensitive. Mas não se preocupe: é normal uma pessoa encontrar poucos modelos que não a incomodem. Para as que, realmente, forem alérgicas ao látex, existem opções, como a camisinha feminina, que é feita de poliuretano. Porém, se você  não se adaptar à camisinha interna, existem preservativos masculinos que também são livres de látex.

Mesmo fazendo uso de outros métodos anticoncepcionais, a camisinha (masculina ou feminina) é essencial por ser o único que protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Últimas Notícias