Entretenimento



Falando de Sexo

Cirurgia na próstata pode causar impotência?

Isso pode acontecer, mas, atualmente, há técnicas mais avançadas para que a operação afete o mínimo possível a vida sexual do paciente. 

30/03/2020 - 16h30min

Atualizada em: 30/03/2020 - 16h36min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Meu marido vai precisar de uma cirurgia na próstata. Ele está arrasado e com medo de ficar impotente. Como fica o sexo depois desse procedimento?

É muito importante que o seu marido converse com um médico sobre a vida sexual após a cirurgia. Se a cirurgia pode causar impotência? Sim, o problema pode ocorrer em menor ou maior grau. Mas, atualmente, há técnicas mais avançadas para que a operação afete o mínimo possível a vida sexual do paciente. 

Reprodução / Reprodução

A dificuldade erétil após um procedimento ocorre porque os nervos que estimulam o pênis passam ao lado da próstata. Hoje em dia, tanto a disfunção erétil quanto a incontinência urinária (perda de urina) podem ser resolvidas, em média, de seis meses a um ano. 

Leia outras colunas

Ejaculação

Com a retirada total da próstata, não ocorre mais a ejaculação, uma vez que esse é um dos órgãos responsáveis pela formação do sêmen. Embora não haja mais ejaculação, o orgasmo segue normal. E o desejo? Não, a cirurgia não é responsável por possíveis alterações na libido. Entretanto, o homem pode se sentir psicologicamente afetado. Se isso já está ocorrendo com o seu parceiro antes da cirurgia, é fundamental uma conversa franca com o urologista dele, para esclarecer alguns preconceitos a respeito das consequências da cirurgia. 

A atividade sexual frequente é importante na recuperação pós-cirúrgica. Iniciativa, participação e estímulo em continuar tendo uma vida sexual (após o médico liberar) são responsáveis por mais de 50% do sucesso na retomada da sexualidade do homem após a retirada da próstata.



Últimas Notícias