Entretenimento



Falando de Sexo

Como a incontinência urinária pode atrapalhar a vida sexual

Fique atenta: perder urina durante a relação não é normal

09/03/2020 - 17h55min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Ultimamente, tenho fugido de relações sexuais, porque eu tenho urinado um pouco durante a transa. Eu não consigo aproveitar mais. Fico tensa e nunca mais tive orgasmo por causa disso. Meu marido já sugeriu fazer sexo só no banho para eu não ficar mal. O que faço?

A perda de urina durante a relação afeta a qualidade do sexo e a vida de todos. Quando estamos com um corpo saudável e um organismo equilibrado emocionalmente, vivemos mais felizes.

Provavelmente, você está sofrendo de  incontinência urinária, e alguns dos fatores que aumentam a chance de ter uma são: aumento de pressão na barriga (que empurra os órgãos pélvicos para baixo), gravidez, obesidade (ou aumento súbito de peso), estresse repetitivo de pressão no abdômen, (tosse crônica, constipação, exercícios físicos intensos e de alto impacto), trauma local (fratura de bacia, por exemplo), menopausa e tabagismo.

Sintomas 

As mulheres com incontinência urinária podem sentir perda de urina durante esforços como tossir, espirrar, gargalhar, subir ou descer uma escada, carregar algo no colo ou transar. 

A perda de urina durante a relação sexual leva a sinais semelhantes aos que você está sentindo, como medo, constrangimento e ansiedade. Sabendo que pode ocorrer o escape, as mulheres evitam o sexo para não passarem por isso.

É importante saber como começou e o que desencadeou a perda urinária. Se a perda for durante ou após o orgasmo, é possível que seja por contração do músculo da bexiga. Neste caso, pode ser um dos sintomas da bexiga hiperativa (urgência urinária). 

 Antes de qualquer coisa, é preciso descartar infecção urinária em todos os casos de incontinência. Por isso, sempre busque o médico especialista, o uroginecologista, pois perder urina não é normal.

  Leia outras colunas  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias