Entretenimento



Falando de Sexo

Conheça os principais tipos de anticoncepcionais

 O ideal é conversar com seu ginecologista sobre o assunto

11/03/2020 - 18h39min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 16 anos, e meu namorado, 17. Já estamos tendo relações sexuais com camisinha. Agora, a gente quer usar um anticoncepcional. Qual é o melhor? 

Querida leitora, o melhor contraceptivo é aquele indicado especificamente para o seu funcionamento tanto físico quanto emocional. Não existe um pré-definido para um grupo específico de pessoas. Podemos listar algumas possibilidades existentes no mercado. O ideal é conversar com seu ginecologista sobre elas.

/// Pílula – É o anticoncepcional mais utilizado no mundo.  É um método via oral e é o único a passar pelo estômago e pelo fígado, antes de cair na corrente sanguínea – os hormônios sempre passam pelo fígado. Por isso, podem causar efeitos colaterais. 

/// Camisinha – Previne contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 

/// Anel vaginal – Pequeno e flexível, deve ser inserido na vagina no quinto dia da menstruação. Seu uso é indicado durante três semanas (21 dias), tendo uma pausa de sete dias antes de inserir um novo anel. 

/// DIU e SIU – São dispositivos inseridos no útero que podem proteger a mulher durante cinco ou 10 anos, dependendo do produto. Só pode ser colocado por um médico. 

/// Adesivo – Deve ser colado a cada semana, ao longo de 21 dias.  Depois, é necessário fazer uma pausa de sete dias. É aconselhável usar camisinha nestes sete dias.

/// Injeção – Tipo mensal de contraceptivo. Há também o trimestral. É intramuscular e pode ser aplicada nas nádegas ou braços.

/// Implante – Tem o tamanho de um palito de fósforo. É colocado debaixo da pele com auxílio de um aplicador descartável. Sua duração é de três meses, mas há implantes que duram de seis meses até um ano. 

/// Diafragma – Espécie de anel flexível envolvido por uma fina membrana de borracha. Deve ser introduzido na vagina cerca de 15 a 30 minutos antes da relação sexual e retirado após 12 horas. É um tipo de “tampão” do colo do útero, que impede a entrada dos espermatozoides.

 Leia outras colunas


MAIS SOBRE

Últimas Notícias