Entretenimento



92 Mais Mulher

Entenda o que é sororidade e por que o assunto está em alta no "BBB 20"

Manu Gavassi é uma das responsáveis por trazer o assunto à tona no reality show

12/03/2020 - 08h29min

Atualizada em: 12/03/2020 - 11h09min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Manu Gavassi Instagram / Reprodução
Sister colocou o tema em rede nacional

O termo ganhou destaque no Big Brother Brasil 20, após Manu Gavassi justificar seu voto para o paredão, ao vivo, em Felipe Prior como "uma questão de sororidade". No entanto, a resposta da cantora, que recém voltou de uma berlinda na terça-feira, deixou o emparedado e muitos telespectadores pensando no significado da palavra. E você: sabe o que é sororidade? No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, precisamos falar sobre isso.

Na prática, como podemos agir no dia a dia 

Convidei a influenciadora digital e colunista da Revista Donna Duda Buchmann, 26 anos, para me ajudar a definir sororidade. A palavra vem do latim "soror", que significa irmã.

— Sororidade é definir as mulheres como uma grande família, na qual uma apoia outra. Todas unidas para o crescimento juntas — diz Duda.

Eu, Mari Araújo, passei por uma situação em que poderia ter agido neste sentido. Fim de festa, aguardando meu motorista de aplicativo, uma mulher saiu do mesmo estabelecimento com um homem, ambos aparentemente alcoolizados, mas ela bem mais do que ele. Os dois começaram a se envolver. E, entre um beijo e outro, notei que ele a desrespeitou tentando colocar sua mão por baixo da saia e blusa por algumas vezes.

Uma mulher pediu licença sem conhecer o casal: "Amiga, tudo bem contigo? Posso te dar uma carona ou esperar que ligue para alguém te buscar". Quando entrei no carro para ir embora, fiquei aliviada e um pouco decepcionada comigo. Por que não tive coragem de fazer isso logo? E se fosse comigo? Agora, aprendi! 

Ou seja: precisamos nos apoiar independentemente da situação, conhecendo ou não a pessoa. Foi um exemplo claro de sororidade que está me fazendo pensar até agora.

Sem rivalidade

A pesquisadora Júlia Soll, que mora em Washington, nos Estados Unidos, e está cursando planejamento estratégico com ênfase em igualdade de gênero, deixa uma mensagem importante para quem enxerga uma colega como concorrente.

— Uma mulher que cresce não tira o espaço das outras. Pelo contrário: abre o caminho para mais mulheres chegarem lá — afirma a estudiosa, que trabalhou como coordenadora de Atração e Diversidade no Grupo RBS.   

Infelizmente, a falta de empatia ainda existe no ambiente de profissional:

— Estatisticamente, mulheres entram na mesma proporção do que os homens no mercado de trabalho. Conforme avançam na profissão, contudo, elas vão ficando para trás. Isso dá a impressão de que não há espaço para todas no topo, e, muitas vezes, acaba incentivando inconscientemente a competição entre mulheres. Mas não precisa ser assim!

É sempre bom lembrar*

— Você não precisa ser amiga de todas as mulheres nem ignorar os erros de uma colega. Se isso for necessário, é melhor se ater a aspectos estritamente profissionais.

— Falar da aparência, da roupa, do comportamento amoroso ou sexual não ajuda a resolver os problemas do trabalho, e pior: autoriza esse tipo de comentário sobre outras mulheres, inclusive sobre você. Proteger uma é proteger todas.

* As dicas são de Júlia Soll.

DEIXA EU TE CONTAR

A relação de apoio e parceria é fundamental para nos mantermos unidas. Não julgue para não ser julgada!

#LookDaMariAraujo

Um pouco da moda anos 90 de volta nos meus pés. O tênis plataforma de oito centímetros de altura é o tipo de conforto de que eu gosto para "subir no salto". Seja com calça, saia, vestido, macaquinho ou macacão, continua sendo perfeito para esperar a chegada da próxima estação! Dica: procure modelos leves e confortáveis.

Instagram / Reprodução
Procure modelos confortáveis



MAIS SOBRE

Últimas Notícias