Existem papéis definidos nas relações sexuais? - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Falando de Sexo24/03/2020 | 15h59Atualizada em 24/03/2020 | 15h59

Existem papéis definidos nas relações sexuais?

O desejo é algo muito pessoal e muda conforme aprendemos sobre nós mesmos e sobre nosso corpo

Andrea Alves e Lucia Pesca

Sou homossexual, mas tenho pouca experiência. Preciso saber se sou ativo ou passivo, se cada indivíduo tem um lugar definido na relação.

falando de sexo, novo card.
Foto: Reprodução / Reprodução

É sempre bom lembrar que não precisa, necessariamente, haver penetração para sentirmos prazer. Isso se descobre à medida que conhecemos nosso corpo. O desejo é algo muito pessoal e muda conforme aprendemos sobre nós mesmos e sobre nosso corpo, desconstruindo algumas práticas pré-estabelecidas. 

Existem vários modos e papéis nas relações. Você pode se relacionar com outro rapaz, e vocês decidirem fazer gouinage (prática sexual sem penetração, ou seja, o casal sente prazer apenas em tocar um ao outro). As preferências podem mudar também conforme o casal: vários homens alternam suas práticas sexuais dependendo com quem estão se relacionando. Isso ocorre porque a relação traz questões e vivências novas.     


Dica

A masturbação é o melhor exercício para descobrir onde você sente mais prazer no momento. Além disso, independentemente da posição, use muito lubrificante e preservativo. 

O sexo anal pode proporcionar prazer, desde que o local esteja lubrificado e os parceiros, relaxados no momento.  Mas o que o outro curte? Como vou saber? Pergunte! Converse com o parceiro. E lembrem-se de que não é preciso se fixar numa coisa só. O negócio é se permitir ter experiências, mas sempre com responsabilidade.  

Fonte: Vinicius Pasqualin, psicólogo e mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (CRP 07/22901)


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros