Entretenimento



Só se fala noutra coisa

Guri de Uruguaiana: 10 dicas baguais para combater o coronavírus

Personagem se une na campanha contra o coronavírus

20/03/2020 - 17h39min

Atualizada em: 20/03/2020 - 21h38min


Chê! O coronavírus chegou ao Rio Grande, e, nesse período, é muito importante mudar alguns hábitos para dar de relho nesse vírus. Por isso, eu separei algumas dicas baguais que todo gaúcho deve seguir. Te liga, vivente!

1. Cumprimento à distância

No Rio Grande, a gente tem o hábito de apertar a mão, abraçar e beijar os viventes. Porém, durante esse período, é preciso evitar se aproximar dos outros. O tradicional cumprimento gaúcho deve ser substituído por uma saudação à distância.

ArteBiz / Divulgação
Só de longe, Licurgo


2. Chimarrão: cada um com a sua cuia

ArteBiz / Divulgação
Nada de cuia compartilhadada, vivente

Tomar chimarrão é o maior hábito dos gaúchos. Mas, nesse período, não compartilhe o mate. Se for tomar chimarrão, esterilize muito bem os apetrechos e lembre-se: cada gaúcho com a sua própria cuia!


3. Reaprende a lavar tuas mãos

ArteBiz / Divulgação
Capricha, vivente!

Em tempos de coronavírus, é fundamental lavar as mãos várias vezes ao dia e com muito mais cuidado. A dica é lavar cantando o Canto Alegretense desde o início até a frase: "Ouvirás toque de gaita e de violão." É tempo suficiente pra uma lavada bagual.


4. Botas do lado de fora da casa

Especialistas dizem que o vírus pode ficar no chão por até alguns dias! Por isso, sempre que andar na rua,ao chegar em casa, deixe os calçados do lado de fora.

ArteBiz / Divulgação
Pés limpos ao entrar em casa


5. Ambientes pra lá de arejados 

Deixar as janelas abertas para o ar circular é bem importante. Mas não só em casa! No carro também é necessário, quando precisar muito sair de casa.

ArteBiz / Divulgação
Abre sempre a janela, chê


6. Limpa teu celular com frequência 

Uma das coisas mais imundas e cheias de vírus e bactérias é o nosso celular. Às vezes, limpamos as mão, mas nos esquecemos de que mexemos no telefone nesse meio tempo. Limpa teu aparelho com um pano seco e álcool gel.


7. Usa aquela mão não habitual

No dia a dia, o vivente se distrai e acaba botando a mão no nariz, nos olhos e na boca, correndo o risco de se contaminar. Uma baita dica é passar a utilizar a mão "não habitual" para tocar em objetos como a maçaneta ou o botão do elevador. Assim, evita passar aquela já contaminada nos olhos, na boca e no nariz.


8. Nada de pânico! 

Não precisa entrar em pânico! Tem gente que está correndo para o mercado e fazendo estoque de papel higiênico. Também, nessa época de coronavírus, é uma tosse e 10 se borram. Mas calma, chê! Compra só o que for essencial para não faltar para os outros.



9.  Te mexe e vai ser solidário!

ArteBiz / Divulgação
Ajuda os idosos, vivente

Os idosos são os que mais sofrem as consequências do coronavírus. Médicos recomendam que pessoas mais velhas não saiam de casa. Se tu tem um vizinho idoso, oferece ajuda! Tu pode ir no supermercado ou na farmácia por ele, por exemplo.


10. Fica dentro de casa

Por fim, a dica mais importante de todas: fica dentro de casa o máximo possível. Se tu pode trabalhar no teu rancho, não sai! Eu e o Licurgo já estamos, praticamente, em quarentena no nosso "galpão office". Na China e na Coreia do Sul, eles estão conseguindo acabar com o problema assim, ficando todo mundo em casa. É a forma mais eficiente de conter o vírus. Aproveita o período pra curtir a família, ler um livro, ver filmes e séries. Somos gaúchos, e todos juntos vamos vencer essa peleia!

ArteBiz / Divulgação
Nada de sair de casa, hein?

Tirinha do Guri:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias