Entretenimento



Efeito coronavírus

Apresentadores em casa e tela dividida: como o "Saia Justa" e o "Papo de Segunda" se adaptaram na quarentena

Para manter os programas ao vivo, apresentadores conduzem as atrações de casa, estreando  formato inédito na televisão brasileira

07/04/2020 - 09h51min


Marina Pagno
Marina Pagno
Enviar E-mail
Reprodução / Youtube Canal GNT

A pandemia de coronavírus obrigou a mudança de formato ou veiculação de programas da televisão brasileira. Com a proibição de aglomerações e, consequentemente, de plateia, várias atrações estão no ar com reprises. Outras, porém, decidiram seguir ao vivo, apostando em um novo jeito de fazer TV: diretamente da casa dos apresentadores. 

O Papo de Segunda e o Saia Justa, dois talk shows do canal de TV por assinatura GNT, inauguraram o novo formato na semana passada e seguirão assim até segunda ordem. A grande tela é dividida em outras pequenas, de acordo com o número de apresentadores ou convidados do programa. Cada um está na sua residência e, através de uma pequena câmera de um computador com acesso à internet, conseguem entrar no ar e interagir com os outros participantes como se estivesse no estúdio.


Os sinais de Astrid e novos quadros: como é o Saia Justa remoto

Em um primeiro momento, na metade de março, as integrantes do Saia Justa foram divididas: Astrid Fontenelle ficou no estúdio, Gaby Amarantos, Pitty e Mônica Martelli foram cada uma para sua casa. 

— Na primeira semana, a gente fez uma conta que nunca tinha feito: dentro do estúdio, o básico era ter 25 pessoas. Naquele dia, só tinham três: eu, um câmera e um operador de teleprompter (TP) — contou Astrid Fontenelle, em uma entrevista por telefone para GaúchaZH

Reprodução / Youtube Canal GNT
Cada uma em sua casa: Astrid, Pitty, Mônica e Gaby dividem a tela no "Saia Justa"

Porém, na outra semana, uma recomendação médica fez com que o programa começasse a ser feito totalmente remoto. Astrid, que comanda o talk show há sete anos, foi diagnosticada com lúpus em 2012. Apesar de a doença autoimune estar controlada, seu médico ordenou que a apresentadora não saísse de casa, já que pessoas com comorbidades estão no chamado grupo de risco do coronavírus

Astrid comentou sobre a experiência de conduzir um programa de casa. A ordem é: as integrantes só podem falar quando ela chamar, para o programa não virar uma bagunça. E até mímica vale nessa hora para colocar as meninas em ordem.

— Eu fico com um tablet com o retorno do programa em um fone de ouvido. Na outra orelha, estou ouvindo a diretora do programa que fala comigo pelo celular. Já existe até uns sinais de mão que eu faço quando já deu a fala delas. Como elas não tem retorno, o único retorno é minha cara, então tem uma hora que eu faço um negócio com minha cara que mostra para elas que está na hora de encerrar — contou, rindo, sem revelar qual é o gesto misterioso. 

Além do formato remoto, o Saia Justa também inaugurou novos quadros, como o Respira e Não Pira, que traz especialistas de diversas áreas para dar dicas de meditação e ioga, por exemplo. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h30. 

— O importante nessa hora é a mensagem. Se a mensagem é ficar em casa, a gente tem que ficar em casa. Nós não somos jornalismo hard news. No entanto, nós temos uma cumplicidade com o nosso público. A gente decidiu fazer e manter o programa para estar com nossa audiência nesse momento — concluiu Astrid. 

Roupão, terno e bermuda: como é o Papo de Segunda remoto

Nesta segunda-feira (6), o Papo de Segunda irá repetir o formato com Fábio Porchat no estúdio e os outros integrantes em suas casas. Na semana passada, com a estreia do programa remoto, Porchat até brincou que estava se sentindo solitário, pela pouca quantidade de pessoas envolvidas na transmissão. 

E os meninos do Papo de Segunda levaram à sério o home office e capricharam nas roupas e cenários: Chico Bosco adotou o roupão, João Vicente decidiu se vestir de "apresentador de telejornal" com terno, gravata e uma estilosa bermuda. Já Emicida colou pequenos papéis azuis e amarelos na parede que serve de pano de fundo em suas entradas, justamente para imitar o cenário original do programa. 

Reprodução / Youtube Canal GNT
Porchat do estúdio (D) e João Vicente (acima), João Bosco (abaixo) e Emicida ficam em casa

A atração também conta com convidados ao vivo e debates sobre a pandemia do coronavírus  com diferentes opiniões, além dos apresentadores contarem para o público suas rotinas de quarentena. O Papo de Segunda vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30min.

Outra atração que vem de casa

Marcelo Tas, que comanda o #Provoca, programa de entrevistas na TV Cultura, também vai apresentar o programa diretamente de sua casa a partir desta terça-feira (7). A nova fase fez até com que a atração mudasse de nome: #ProvocaEmCasa. Tas irá entrevistar convidados remotamente e focar em temas que falam sobre a pandemia e sobre a experiência de ficar em isolamento. Gravado, o programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h15min, na TV Cultura e no YouTube.

Divulgação / TV Cultura
Marcelo Tas comanda o #ProvocaEmCasa a partir desta terça-feira (7)



MAIS SOBRE

Últimas Notícias