Entretenimento



92 Mais Mulher

Aproveite a quarentena para caprichar na organização da casa

Deixar tudo em ordem facilita bastante no dia a dia

09/04/2020 - 08h14min


Mariane Araújo
Mariane Araújo
Maridav / stock.adobe.com
Não sabe por onde começar? Calma, a gente te ajuda

Como anda a organização da sua casa? Tudo em ordem? Que tal começarmos pelo guarda-roupa? 

Logo de cara, aproveitei a quarentena e a chegada do outono para deixar o closet em dia. Confesso que demorei um bom tempo para começar a arrumação. 

Mas, depois de ver tudo em seu lugar, foi um alívio! Além de trazer mais agilidade para o dia a dia na hora de localizar as peças, redescobri até algumas que eu nem usava mais por puro esquecimento.

E mais: nossos desapegos podem ser doados a quem precisa. Conversei com a especialista em organização Mari Oliveira, de Gravataí, para descobrir de que forma podemos deixar o processo mais fácil. Quer ver?

Passo a passo parar fazer aquela limpa!

/// Separe todas as peças por categoria: blusas, regatas, vestidos, calças e assim por diante. Neste momento, você vai perceber o que não usa e que não precisa de tudo o que tem.

/// Descarte o que não usa ou não serve mais. Uma forma de desapego seguro, sem arrependimentos, é experimentar as roupas que não veste há algum tempo. Já aquelas peças que não servem, com manchas ou rasgadas, deixe de fora sem dó!

/// É hora de devolver tudo para os seus devidos lugares. Deixe sempre à mão peças usadas com frequência. Nos cabides, pendure camisas, vestidos, blazers e blusas de tecidos moles, como linho e seda. Se tiver mais espaço, pendure o máximo de peças possíveis, sempre por categorias, para facilitar a visualização. Nas gavetas, coloque lingeries, meias e pijamas.

Reprodução / Instagram
As colmeias organizadoras são ótimas para guardar as peças nas gavetas

Peça por peça da casa

/// Planeje e comece aos poucos. A cada dia, organize uma parte da casa. Tudo ao mesmo tempo não vai funcionar!

/// Crie uma lista de tudo o que precisa fazer em ordem de prioridades — tanto de organização quanto de limpeza. E, assim, vá riscando ao longo dos dias.

Fábio Grison / Divulgação
Cada coisa no seu lugar

/// Faça da animação sua aliada: você ainda nem começou e já está desmotivada só de se imaginar com a mão na massa? Abandone esse pessimismo e pense no resultado. Vai ser compensador! 

/// Todo mundo merece se sentir acolhido pelo lugar onde passa a maior parte do dia: a nossa casa. E, na quarentena,  imagina ficar no meio da bagunça! O nível de estresse pode aumentar. Trabalhe sua mente e de quem mora com você: mostre o caminho da organização e da rotina doméstica.

Fonte: Fernanda Knijnik, publicitária e personal organizer

Deixa eu te contar

Seu desapego pode ter um significado especial para alguém. Conheça dois dos possíveis destinos para a limpa no armário.

/// Instituto de Câncer Infantil — Em tempos de quarentena, está aberto em tempo reduzido, das 10h às 17h, na Rua São Manoel, 850, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Para realizar a doação, basta deixar sua sacola no baú localizado na área externa do local. Todas as doações passam por higienização antes de entrarem na sede.

/// Campanha do Agasalho de Porto Alegre — Em função da pandemia de coronavírus, a campanha ainda não tem data confirmada para começar, mas a previsão é de que seja lançada a partir da segunda quinzena deste mês.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias