Como manter a harmonia familiar durante o confinamento - Entretenimento

Versão mobile

 
 

92 Mais Mulher02/04/2020 | 08h26Atualizada em 02/04/2020 | 08h26

Como manter a harmonia familiar durante o confinamento

Na quarentena, é essencial manter a individualidade e a rotina de cada um

Como manter a harmonia familiar durante o confinamento Stock Photos/Divulgação
Ficar juntinho da família pode ser maravilhoso, mas manter a individualidade é fundamental Foto: Stock Photos / Divulgação
Mariane Araújo
Mariane Araújo

O período de quarentena requer mais tempo com a família, com o parceiro, com os filhos e assim por diante. Mas, apesar de amarmos muito todas essas pessoas, conflitos começam a surgir por questões de convivência e divergência de pensamentos. Será que é normal? Andréa Alves, colunista da seção Falando de Sexo, do Diário Gaúcho, garante: é natural, sim, já que, de repente, fomos obrigados a parar sem data para voltar.

— Por mais que as famílias estejam habituadas a conviver, cada um tem a sua rotina, sua individualidade e a sua própria vida, independente da relação familiar — explica a psicóloga especialista em casais e família, enfatizando que é necessário "cuidar de si e não do outro". 

Estabeleça fronteiras 

Uma estudo recente da Universidades Laval do Canadá e Wayne State (EUA) sobre a ingestão de ácidos graxos em crianças em idade média de 11 anos, apontou um melhor desempenho a nível neurocomportamental de memória, inteligência e aprendizagem verbal, nas crianças, que receberam o nutriente enquanto feto, através do útero de sua mãe durante o período de pré-natal.
Cuidado com os filhos precisa ser divididoFoto: Divulgação / stock.xchng

Já que os dias da maioria das pessoas viraram de cabeça para baixo, do dia para noite, sem aviso, sem planejamento, a colunista da seção Falando de Sexo orienta sobre um processo que pode fazer toda a diferença.

— Reorganizar a vida, estabelecer fronteiras internas diante do outro, da nova realidade, vai ajudar para que seja mais leve enfrentar tudo isso. O casal individualmente, o casal em relação aos filhos, os filhos em relação aos pais: são fronteiras que precisam ser estabelecidas. E quando existem filhos pequenos, por exemplo, é importante que as funções com a criança sejam divididas para que ambos consigam realizar diferentes tarefas — ensina Andréa.

Tenha respiros durante o seu dia

pós-parto, puerpério, quarentena, gravidez, maternidade, mãe, bebê, atividade, exercício
Atividades físicas melhoram o humorFoto: Reprodução / Reprodução

1) Pratique atividade física. A manutenção da atividade física faz com que alguns hormônios fundamentais para o nosso bom humor entrem em contato com a corrente sanguínea, trazendo uma sensação mais agradável, afastando sintomas de depressão.

2) Respire. A respiração diafragmática, também conhecida como respiração completa do ioga, leva oxigenação para o cérebro e contribui para que seja mais fácil manter o equilíbrio.

3) Use as redes sociais a seu favor. Marque momentos com pessoas queridas para quebrar a rotina, como um horário para tomar café, almoçar ou jantar. A refeição, eventualmente, pode ficar mais divertida por vídeo chamada!

4) Criar e manter disciplina contribui para que as relações se mantenham harmoniosas. No momento, fica fácil se perder nos horários, dormir tarde e acordar fora de hora. O sono adequado é imprescindível para a imunidade e, além de tudo, faz com que todos os membros da família criem hábitos semelhantes em algum momento do dia.

*Adriana Ferreira, docente da Faculdade Senac e psicóloga, doutora em Ciências Médicas

DEIXA EU TE CONTAR

 Em situações extremas, a violência familiar e os casos de abuso sexual aumentam muito, segundo pesquisas. Para buscar atendimento e orientação, ligue para o 180, Central de Atendimento à Mulher.

Respeite o espaço do outro

Precisamos ter cuidado para não interferir na vida de outra pessoa de maneira invasiva. Bom senso é a frase do momento! E, para as mamães que querem ficar grudadas nos filhos o tempo todo, é importante ressaltar que espaços de individualidade são fundamentais.

— Deixar cada um se envolver com uma atividade, não somente tarefas domésticas, que também são importantes, mas ler um livro, jogar, ficar no computador, dormir um pouquinho a mais, vão fazer bem para a harmonia do relacionamento — sugere Andréa, ainda trazendo uma valiosa dica para os casais que passaram a conviver integralmente juntos:

— É preciso entender que cada um tenha o seu espaço. Mesmo que não estejam em teletrabalho, respeitar o espaço de cada um faz a diferença para evitar desentendimentos desnecessários.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros