Entretenimento



Falando de Sexo

Como fica a vida sexual após a menopausa

Mulheres na menopausa se queixam de desconforto ou dor durante o sexo, mas isso não significa que sua vida sexual acabou

14/05/2020 - 16h27min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Depois que entrei na menopausa, comecei a sentir dor durante as  relações sexuais. Antes, o sexo era maravilhoso, mas piorou muito agora. Leio muito na internet, mas gosto do jeito como vocês explicam as coisas. 

Reprodução / Reprodução

Esse incômodo não significa que sua vida sexual acabou. Mulheres na menopausa (fim da fase reprodutiva feminina) se queixam de desconforto ou dor durante o sexo. Não é incomum, mas muito do que ouvimos sobre esta fase deixa tudo mais sombrio do que realmente é. 

Várias razões tornam a relação desconfortável. À medida que passamos pela menopausa, as alterações hormonais associadas podem resultar em uma diminuição da lubrificação natural da vagina. Além disso, nossa pele e tecidos ficam mais finos devido à diminuição do estrogênio (hormônio sexual feminino).

Como você sabe, aqui na coluna, sempre buscamos indicar soluções para facilitar o prazer. Então, a prática da masturbação pode ajudar a manter a vagina saudável. Se o sexo dói, existem muitas alternativas que podem ajudá-la a seguir sentindo prazer. 


Leia outras colunas

Sugestões

- Peça ao seu parceiro para usar movimentos mais brandos ou mudar de posição. Verifique se você está confortável com o seu par. Se está nervosa ou envergonhada, é difícil relaxar e ser mentalmente receptiva ao sexo. 

- Use lubrificantes. Um bom produto ajuda a melhorar todos os tipos de contato sexual. Compre um de boa qualidade, sem aditivos químicos, e use-o regularmente. Procure utilizar o lubrificante para agradar a si mesma. Use-o com os dedos e brinquedos sexuais ou durante a relação sexual. 

- Reserve bastante tempo para dedica-se ao sexo. Se praticar só o ato, ele pode parecer seco e desconfortável. 

- O período de excitação ajuda a preparar o corpo para a transa. 

- Converse com seu médico. O desconforto pode ser um indicador de um problema de saúde mais sério.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias