Como manter a pele e os cabelos saudáveis durante o isolamento social - Entretenimento

Versão mobile

 
 

92 Mais Mulher04/06/2020 | 10h20Atualizada em 04/06/2020 | 10h20

Como manter a pele e os cabelos saudáveis durante o isolamento social

Aproveite o tempo livre para se cuidar melhor

Como manter a pele e os cabelos saudáveis durante o isolamento social Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Mariane Araújo
Mariane Araújo

Mesmo se você está praticamente só em casa, em função do isolamento social, que tal tirar o pijama e escolher o batom preferido para usar? Nada melhor do que sentir-se bem consigo mesma para o bem-estar e a saúde mental. Em tempos de pandemia, por mais que a rotina da sua casa tenha virado de cabeça para baixo, manter alguns hábitos pode ser bom.

— Sentir-se bem com o seu corpo, com a sua roupa ou com o cabelo pode contribuir muito para uma elevação da autoestima. Se eu não arrumo o cabelo quando acordo, ou continuo com a roupa que dormi, tudo isso pode afetar o meu humor. Agora, se eu me arrumo, me olho no espelho e me sinto bonita, esse comportamento vai interferir na forma como eu me sinto e nos pensamentos que virão — explica Monique Tassinari Rückert, professora do curso de Psicologia da Fadergs.

Juntas

Se isso é importante para você, invista nos cuidados de beleza no seu lar, não deixe de se amar, não abandone a vaidade! Vamos enfrentar isso tudo juntas e belas. 

Claudete Carvalho, professora do Curso de Estética e Cosmética da Fadergs, avisa que, mesmo em casa, é essencial proteger a pele.

— Use sempre filtro solar com proteção de luz azul presente telas e lâmpadas. Ele ajuda a evitar manchas e o envelhecimento — ressalta.

Se o estresse se tornou frequente, saiba que ele pode trazer consequências sérias para os cabelos. Por isso, eles precisam de cuidados especiais.

— Normalmente, caem em torno de 50 a 100 fios (por dia). Esta condição é autolimitada (termina sem precisar de um tratamento específico) caso não haja outra doença associada. Se você observar uma queda acentuada no banho, no pentear ou no travesseiro, e perceber um afinamento dos fios, procure um terapeuta capilar ou tricologista — avisa Claudete.

Viva cada momento

Para diminuir a tensão e a ansiedade, foque nos detalhes. A psicóloga Monique também acredita que é preciso pensar no que é importante para cada um. E, a partir daí, arrumar-se do jeito que faz sentido.

— Passar um creme sentindo a textura e os movimentos, lavar o cabelo sentindo os cheiros do banho, prestar atenção no som da água caindo, pintar as unhas concentrada no jogo de cores dos esmaltes: todas essas ações são estéticas, mas também são estratégias de controle de ansiedade. Nos sentimos melhores e menos ansiosos quando ampliamos os nossos sentidos e vivemos conscientes no momento presente, percebendo as coisas ao nosso redor — sugere a profissional.

Mantenha a saúde da pele e do cabelo

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 22/06/2017. Produção sobre cuidados com a pele no inverno, para o Almanaque. O uso de cremes para hidratar rosto e mãos é um dos cuidados necessários. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

No rosto

— Procure hidratantes com ácido hialurônico e com antioxidantes, como a vitamina C.

— Um primer (aquele produtinho usado antes da maquiagem) com efeito blur ajuda a reduzir os poros visíveis e mantém a pele com boa aparência mesmo sem o uso de maquiagem.

Nos cabelos

 Cuidado com os cabelos. FOTO: studio1901/stock.adobe.comFonte: 58118188
Foto: studio1901 / stock.adobe.com

— Mantenha a rotina de limpeza dos fios utilizando xampus específicos para seus fios e couro cabeludo, sem esquecer o uso de condicionadores e leave-in (creme sem enxágue).

— Evite prender os cabelos molhados.

— Use um leave-in com proteção térmica para secar os cabelos. Uma boa dica são produtos com óleos vegetais, como argan, abacate e jojoba com silicones especiais.

— Evite receitas caseiras que incluem mistura de produtos alimentícios para cuidados de cabelos como vinagre para dar brilho, óleo de coco para hidratar, mix de frutas com óleos de cozinha. Estes produtos podem causar reações adversas, como dermatites.

— Não durma com cabelos úmidos, pois estão mais frágeis e poderão quebrar facilmente.

Fonte: Claudete Carvalho

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros