Entretenimento



Estrelas da Periferia

De uma longa amizade, nasce a dupla Jonathas & Filipe 

Artistas se conhecem há 18 anos. Tiveram suas andanças pela música e, hoje, formam uma parceria de destaque no cenário local.

16/06/2020 - 20h40min

Atualizada em: 17/06/2020 - 09h05min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail


Divulgação / Divulgação
Para voltarem aos palcos em breve, músicos apostam nos ensaios

Há 18 anos, os amigos Jonathas Sousa, 32 anos, morador do bairro Sarandi, e Filipe Takeda, do Parque Santa Fé, 31, ambos na zona norte de Porto Alegre, começavam uma amizade que perdura até os dias atuais e que rendeu a eles uma dupla sertaneja, algo que não imaginavam naquela época. 

Ou até poderiam, tendo em vista que, além da proximidade, há uma coincidência interessante entre eles: tocaram o primeiro instrumento com a mesma idade, aos três anos. Na época, Jonathas fazia sua “estreia” no violino, enquanto Filipe arranhava os primeiros acordes de violão.

- Hoje, a dupla Jonathas & Filipe tem três anos de existência, mas nossa história é muito mais antiga. Nossa amizade existe há 18 anos, desde a época do colégio, sempre mantivemos uma amizade muito forte. Temos alguns traços parecidos, o que leva algumas pessoas, às vezes, até nos confundirem e acharem que somos irmãos. Somos irmãos, mas de coração e de amizade - conta Jonathas.

Antes de formarem a dupla, os artistas  foram construindo suas bases musicais, que viriam a acrescentar futuramente, quando os caminhos dos dois amigos se cruzassem, musicalmente falando. Enquanto Jonathas sempre teve uma inclinação pelo rock, samba, pagode e até música clássica, 

Filipe buscava suas influências no pop e no reggae.


Diferenciais

Ao longo dos anos, eles foram ganhando mais experiência, até que, em 2017, resolveram fundar a dupla. De lá pra cá, conseguiram entrar nas principais casas noturnas do gênero, com alguns diferenciais.

- Introduzimos muito (som de) violino em nossos shows, além de cantar alguns pops e reggaes, por influência do Filipe - explica Jonathas.

Quando a dupla estava começando a expandir seus shows para o interior do Estado, chegou a pandemia de coronavírus, que paralisou a agenda de apresentações. Porém, o período de isolamento social não os deixou parados.

- Estamos em um momento muito mais profissional da dupla. Nos sentimos muito preparados em relação ao mercado, por exemplo. A dupla está madura. Estamos ensaiando para, quando voltarmos aos palcos, estarmos até melhores do que antes - afirma Filipe. 

Entre os resultados do intenso trabalho no confinamento está a produção da canção autoral Acusando o Golpe, que está em processo final de produção.

- Além disso, gravamos uma música especial para o Dia dos Pais, que se chama Pai, um reggae, composição do Filipe, que entrará em nosso show - finaliza Jonathas.

Pitaco

Adriano Brasil fala sobre o trabalho da dupla:

- Interessante eles agregarem o violino ao trabalho, é um diferencial muito importante no meio sertanejo. Acredito que esse instrumento dá um toque especial para qualquer música. E é bom que cada um tenha influências diferentes, isso agrega muito na hora do show. Muito bom o trabalho deles, parabéns!

Aqui, o espaço é todo seu!

- Para falar com a dupla, ligue para 98447-3889.

- Para participar da seção, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias