Entretenimento



Tradição e tecnologia

"Explode Coração": 25 anos depois, veja como estão os atores do elenco principal 

Exibida em 1995, novela de Gloria Perez entrou para o catálogo do Globoplay nesta semana 

25/06/2020 - 09h56min


Marina Pagno
Marina Pagno
Enviar E-mail
Jorge Baumann / Globo
Dara (Tereza Seiblitz) estava prometida para Igor (Ricardo Macchi) em "Explode Coração"

Explode Coração foi a primeira novela de Gloria Perez a retratar o choque de culturas e crenças, assunto que, nos anos seguintes, delineou suas histórias em folhetins de sucesso como O Clone (2002), Caminho das Índias (2009) e Salve Jorge (2012). 

A trama de 1995, primeira a ser gravada no recém-inaugurado Projac, foi considerada futurista para a época - ou até assustadora. Sua abertura, ao estilo Black Mirror, já trazia avanços tecnológicos como telas touch screen e projeções digitais em 3D, em uma época em que a internet como conhecemos hoje nem existia.

Com a disponibilização de todos os capítulos da novela no catálogo do Globoplay nesta semana, espectadores de agora, já acostumados com toda essa tecnologia, podem acompanhar como era lidar com o chamado BBS, considerado os primórdios da internet, que permitia a troca de mensagens entre pessoas de todo mundo. Pelo computador, a cigana Dara (Tereza Seiblitz) se apaixona pelo empresário Júlio Falcão (Edson Celulari). Porém, já estava prometida para casamento com o cigano Igor (Ricardo Macchi), após um acordo feito pelas famílias.  

Se, desde Explode Coração, a internet e as tecnologias evoluíram muito, como será que estão os atores do elenco principal 25 anos depois da exibição da novela? Confira abaixo: 

Tereza Seiblitz (Dara)

Reprodução / Gshow
Tereza Seiblitz como Dara e hoje

A atriz interpretou a cigana Dara, protagonista da trama, que tinha seu amor disputado entre o cigano Igor e o empresário Júlio Falcão. Após o trabalho em Explode Coração, Tereza Seiblitz viajou pelo mundo: morou na França e na África. No retorno ao Brasil, chegou a fazer outros papéis em novelas, como em Malhação (2002), e participou de projetos no teatro e no cinema. Na última década, dedicou-se aos estudos de Letras e Literatura. Ela tem 55 anos. 

Edson Celulari (Júlio Falcão)

Reprodução / Gshow
Edson Celulari como Júlio Falcão e hoje

Celulari, hoje com 62 anos, viveu o empresário Júlio Falcão, casado com Vera (Maria Luísa Mendonça). Apaixona-se por Dara após manter um relacionamento pela internet com a cigana. Depois de Explode Coração, emplacou papéis em novelas de sucesso, como Torre de Babel (1998), América (2005) e A Força do Querer (2017). O último trabalho do ator na TV foi na novela O Tempo Não Para (2018).

Ricardo Macchi (Igor)

Reprodução / Gshow
Ricardo Macchi como Igor e hoje

Explode Coração marcou a estreia do ator na TV. Na trama, o gaúcho viveu o cigano Igor, prometido para Dara desde criança. O ator estampou capas de revista durante a exibição do folhetim e participou de outros depois, como Por Amor (1997) e Malhação (1998). Na última década, ele se candidatou à deputado federal nas eleições de 2014, mas não se elegeu. Aos 50 anos, atualmente é diretor artístico de um canal com sinal aberto em São Paulo.

Paulo José (Jairo)

Reprodução / Gshow
Paulo José como Jairo e hoje

O ator deu vida ao pai de Dara e lanca (Leandra Leal), marido de Lola (Eliane Giardini). Paulo José foi diagnosticado com Parkinson em 1992 e convive com a doença desde então. Aos 83 anos, está afastado da TV desde 2014, quando fez uma participação na novela Em Família

Maria Luísa Mendonça (Vera)

Reprodução / Gshow
Maria Luísa Mendonça como Vera e hoje

Esposa de Júlio Falcão, Dara viveu em função da carreira política do marido e se ressentia com os constantes romances que ele mantinha. Maria Luísa Mendonça emplacou outros papéis em novelas e séries após Explode Coração, além de investir no cinema brasileiro: fez parte do elenco de sucessos como Carandiru (2003) e A Mulher Invisível (2009). Na TV, sua última participação foi na novela Segundo Sol (2018). 

Ester Góes (Luzia)

Reprodução / Gshow
Ester Góes como Luzia e hoje

Ester Góes deu vida à esposa de Pepe (Stenio Garcia) e mãe de Igor. Desde então, seguiu atuando na TV em outras emissoras e também em filmes e peças de teatro, onde também dirigiu. Hoje, aos 74 anos, a atriz pode ser vista na série brasileira Coisa Mais Linda, da Netflix, onde interpreta a megera Eleonora Soares.

Isadora Ribeiro (Odaísa)

Reprodução / Gshow
Isadora Ribeiro como Odaísa e hoje

Conhecida no final dos anos 1980 por ser a garota que aparece nua na vinheta de Tieta (1989) e saindo da água na clássica abertura do Fantástico, Isadora Ribeiro interpretou Odaísa em Explode Coração. Com o desaparecimento do seu filho pequeno, a personagem levou o assunto para a novela, gerando repercussões para além da dramaturgia. Aos 55 anos, ela faz conteúdos de moda e saúde para redes sociais, além de aproveitar o período de isolamento social para oferecer serviços de presença virtual em eventos, aniversários, reuniões e campanhas digitais, entre outros.

Floriano Peixoto (Sarita Vitti)

Reprodução / Gshow
Floriano Peixoto como Sarita Vitti e hoje

Na novela, o ator viveu a travesti Sarita, marcando sua estreia na TV. Após ficar 13 anos longe da emissora, Floriano entrou para o elenco da série Todas as Mulheres do Mundo, lançada recentemente no Globoplay. Ele tem 60 anos.

Felipe Folgosi (Vladimir)

Reprodução / Gshow
Felipe Folgosi como Vladimir e hoje

Galã na época de Explode Coração, o ator interpretou Vladimir, cigano apaixonado por Ianca (Leandra Leal). Após outros trabalhos na TV, Felipe Folgosi, agora com 46 anos, dedica-se às histórias em quadrinhos como escritor. Seu primeiro trabalho na nova área foi em 2015, com a HQ de ficção científica Aurora. Também se prepara para lançar um novo trabalho, Knock Me Out, ainda neste ano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias