Entretenimento



Só se fala noutra coisa!

Guri de Uruguaiana e o perigo das festas juninas na pandemia: "Imagina pular fogueira com álcool gel nos bolsos"

Gaudério relembra os festejos de sua infância

13/06/2020 - 10h00min


Fabrício Eckhard / Divulgação

Buenas, chê! Já estamos em junho, o mês das festas juninas! Nesta época do ano, eu só consigo pensar em churrasco, bom chimarrão, rapadura, paçoca e quentão. 

No resto do Brasil, o pessoal se fantasia de caipira, com roupas esfarrapadas e dentes pintados de preto. Aqui, no Rio Grande do Sul, a gente aproveita a data para botar a pilcha gaúcha e o vestido de prenda, tudo nos trinques. É praticamente um esquenta para a Semana Farroupilha! 

Mas, hoje em dia, as festas juninas estão meio caídas. Está tudo meio afrescalhado. É bandeirinha de plástico, brigadeiro gourmet de colher, pipoca de micro-ondas. Festa junina de gaúcho de apartamento não tem graça. 

As festas juninas da minha infância, sim, eram de raiz, com tudo que tem direito. Tinha fogueira, quadrilha, cadeia, pescaria, pau de sebo, corrida de saco e muita comilança! E bota comilança nisso! Era rapadura, paçoca, bolo de milho, quentão, pipoca, cachorro-quente, nega-maluca, negrinho, puxa-puxa, pé de moleque… 

Decepção de piá

Quando eu era piá, uma coisa que sempre me decepcionava, nas festas juninas de Uruguaiana, era o prêmio da pescaria! Tu pagava três pilas para pescar um peixe e ia trocar pelo brinde: um sabão de coco. Ah, para! Com três pilas dava para comprar três sabões. Que falta de opção! 

Por causa da pandemia, pelo jeito não vai rolar festa junina neste ano. Imagina só o perigo: pular fogueira cheio de álcool gel nos bolsos! Cancelar a festa junina, tudo bem. O jeito é ir no supermercado e fazer um arraial dentro de casa. 

O importante é que, até o Acampamento Farroupilha, tudo se resolva. Porque se cancelarem, aí, sim. É capaz de ter outra Revolução Farroupilha!

Apresentação especial

Artebiz / Divulgação

Neste sábado, a Live Show do Guri vem com um tema especial: festa junina. Além disso, tem participação do comediante Beto Pires, de Santa Maria. 

Vai ter causos, piadas, correio amoroso, Licurgo por Skype e jogos, valendo brinde, por telefone! O show virtual rola às 19h, em youtube.com/gurideuruguaiana.

Correio Amoroso

Artebiz / Divulgação

Guri, meu ex-namorado me decepcionou e, agora, quer voltar a namorar. O que faço? Patrícia Bernardes 

Olha, Patrícia, decepção de verdade é abrir a geladeira, dar de cara com aquele baita pote de sorvete de flocos e descobrir que lá dentro só tem o feijão da janta. 

Entender o teu ex é fácil. Difícil mesmo é compreender aquele pessoal que faz uma semana de academia e já sai postando foto no espelho com a legenda: "No pain, no gain" (em português, sem dor, sem ganho). Ficam se achando a bolachinha mais recheada do pacote! Pensando bem, quando eu vou na academia, também me sinto a última bolachinha do pacote: todo quebrado!

Tirinha

Artebiz / Divulgação



MAIS SOBRE

Últimas Notícias