Entretenimento



Falando de Sexo

Identidade de gênero: qual é a diferença entre cis e trans? 

Os dois são tipos de identidades de gênero, ou seja, como as pessoas se identificam

15/06/2020 - 16h12min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Na minha comunidade, sempre nos perguntamos sobre o que significam os termos cisgênero e transgênero. Além disso, qual é a diferença entre travesti e drag queen? 

Cisgênero e transgênero são tipos de identidades de gênero, ou seja, como as pessoas se identificam.  Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento. Por exemplo: o indivíduo nasceu com genitália masculina, mas sua identificação é com o gênero feminino. 

Reprodução / Reprodução

Dentro do grupo dos transgêneros estão inclusos os transexuais e os travestis. O transexual pode ser homem ou mulher que se identifica com o gênero oposto. Eles sentem que nasceram em um corpo errado. Para adequarem-se ao gênero com o qual se identificam, buscam tratamentos hormonais para alcançarem a aparência desejada e, com orientação médica, realizarem a cirurgia de redesignação sexual.

Leia outras colunas

Outras definições

Já o travesti nasce em um corpo masculino e identifica-se com a figura feminina. Eles adotam o visual feminino no seu dia a dia, durante parte da vida, para ter uma experiência temporária, ou permanente de ser do gênero oposto. 

Os travestis levam a identidade feminina para a vida pessoal, já as drag queens são personagens, uma expressão artística de homens que se transformam em mulheres para o entretenimento (seja atuando, cantando ou desfilando). Pabllo Vittar, por exemplo, é um rapaz homossexual que se apresenta em shows, programas de TV e faz seus clipes musicais com aparência feminina. 

No entanto, ele aparece em suas redes sociais, no dia a dia, sem estar caracterizado. Ainda há outro tipo de identidade de gênero: o intersexual é o que nasce com os dois sexos, ou seja, com sistema reprodutor misto (genitália de um gênero e sistema reprodutor de outro). Antigamente, o intersexual era mais conhecido como hermafrodita.

Últimas Notícias