Entretenimento



Noveleiros

Michele Vaz Pradella: Pelos olhos de "Tieta" me deixei guiar

Novela com Betty Faria está disponível no Globoplay desde o dia 8

13/06/2020 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Divulgação / Globo
Poderosa e dona de si, Tieta marcou época

Assistir a novelas inéditas ou rever tramas que foram ao ar há pouco tempo é fácil. Meu desafio da semana foi conferir uma história que tem mais de 30 anos, mas é daqueles clássicos que todo mundo conhece mesmo sem ter acompanhado. Sim, estou falando de Tieta (1989) – de Santana do Agreste direto para o catálogo do Globoplay.

Atemporal

Apesar de conhecer alguns bordões e cantarolar quase toda a trilha sonora, não posso dizer que assisti a essa novela. Era muito pequena na primeira exibição e, provavelmente, o pouco de que me lembro seja do Vale a Pena Ver de Novo (entre 1994 e 1995). Por isso, ver o primeiro capítulo de Tieta teve um gostinho de novidade.

TV Globo / Reprodução
Isadora estava bem à vontade na abertura

Novidade e estranhamento. A musa Isadora Ribeiro aparece nua na abertura da novela. No entanto, o comportamento de Tieta era mal visto pela sociedade da época. Tempos estranhos aqueles... Ou será que a época estranha é agora? 

Vale lembrar que estamos falando do final da década de 1980, ainda em um processo de abertura política e cultural pós-ditadura. Há 30 anos, a programação da TV era bem mais liberal do que em 2020. Hoje em dia, dificilmente Tieta passaria no horário nobre, não sem muitos ajustes. O que será que mudou? Reflitam.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias