Entretenimento



Piquetchê do DG

"Nossa base vem dos primeiros anos do grupo", diz Lê Vargas, sobre os 30 anos do Tchê Guri

Grupo lançou documentário que conta a história da banda, que celebra três décadas de estrada em 2020

08/06/2020 - 11h32min


José Augusto Barros
José Augusto Barros
Enviar E-mail

Em abril deste ano, o Tchê Guri, um dos mais importantes grupos da nossa cultura, completou 30 anos de estrada. Fundado em São Leopoldo, em 1990, o grupo planejava para o período uma grande festa, lançamento de um DVD e diversas ações, para marcar uma data tão expressiva para um grupo local. Porém, veio a pandemia de coronavírus, que mudou os planos não só do grupo, mas de toda a sociedade.

Divulgação / Divulgação
Grupo pretende lançar DVD ainda neste ano

Os músicos, então, que já lançaram 18 CDs, 3 DVDs, ganharam dois discos de ouro e foram indicados até ao Grammy Latino, em 2009, pelo disco A Festa na categoria Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, decidiram, então, registrar boa parte dessa trajetória no documentário A História - Tchê Guri, 30 Anos.

Disponível no YouTube, o documentário resgata momentos importantes das três décadas, como alguns dos mais importantes shows da banda, dentre os mais de cinco mil feitos neste período, como as apresentações em Las Vegas, nos Estados Unidos, em Lisboa, em Portugal e a emblemática gravação do DVD Tchê Guri ao Vivo no maior CTG do mundo, que aconteceu em 2013, em Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia.

- Nesses 30 anos, têm muita história. E como são muitos anos, e muitas histórias, o público esquece de algumas. A ideia é mostrar os primeiros anos de carreira do grupo, de onde viemos, mostrar nossa base, de onde vem nossa característica musical. Nossa base vem dos primeiros anos do grupo. Chegar aos 30 anos é um momento glorioso, todos compreenderam nosso amor ao Rio Grande do Sul por meio da nossa música  - afirma Lê Vargas, vocalista e fundador do grupo.

Além do documentário, a banda, eleita a melhor de baile pelos leitores do Diário Gaúcho, em 2010, vem lançando vídeos semanais, também no canal do YouTube, com grandes sucessos do grupo, que integram o DVD comemorativo aos 30 anos do grupo, para tentar manter os fãs, que estão em isolamento social, por perto, nesse momento de pandemia. Além disso, fez três lives neste período, sendo que a mais recente, na semana passada, atingiu mais de 90 mil visualizações, número considerável em se tratando de uma banda gaúcha:

- Tivemos a sorte de gravar o DVD antes da pandemia. Mas, claro, tínhamos a ideia de lançar o disco com um show, junto com o público. Mas, ainda bem que temos a tecnologia, que nos ajuda e nos traz um retorno do que os fãs estão achando.

Mesmo com as incertezas que rondam o mercado da música, o grupo mantém o projeto de lançar o DVD.

- Ainda temos esperança e cremos que, logo, estaremos no palco, colhendo frutos dos 30 anos. Assim que passar a pandemia, queremos estar perto da nossa galera - finaliza Lê.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias