Entretenimento



Falando de Sexo

O uso correto de termos vinculados à diversidade sexual

É importante esclarecer alguns conceitos relacionados à sexualidade

16/06/2020 - 16h45min

Atualizada em: 16/06/2020 - 18h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Quando vou falar com uma pessoa homossexual, devo usar “ele” ou “ela”?  Vejo que muitos gays usam o pronome feminino para se referirem a eles mesmos.

Reprodução / Reprodução

Quanto ao uso dos pronomes "ele" ou "ela" ao fazermos referência a homossexuais, transexuais ou travestis, o ideal é perguntar como a pessoa prefere ser chamada.

O que deve ser levado em consideração é o gênero com o qual a pessoa se identifica (masculino ou feminino). Para facilitar o entendimento, é importante esclarecer dúvidas ligadas a termos relacionados à diversidade sexual.

- Identidade de gênero x orientação sexual: a identidade é a forma como a pessoa se identifica fisicamente e psicologicamente Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento. 

Leia outras colunas

A orientação (heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual) é a atração sentimental ou sexual de cada indivíduo.

- Heterossexual: pessoa que se atrai apenas por pessoas do sexo oposto.

- Homossexual ou homoafetivo: pessoa que se atrai somente por pessoas do mesmo sexo.

- Bissexual ou biafetivo: pessoa que se atrai pelo sexo oposto e por pessoas do mesmo sexo.

- Assexual: pessoa que não sente atração por nenhum gênero.

- Transgêneros são homossexuais?

Não necessariamente. Por exemplo: uma mulher faz redesignação para o sexo masculino e, ao adotar este gênero, relaciona-se com mulheres. O indivíduo é considerado heterossexual, já que, socialmente,  passa a ser homem. 

Esse é o caso do ator Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen. Ele é um transexual e está casado, atualmente, com uma mulher, Andressa Ferreira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias