Entretenimento



Falando de Sexo

Conheça as causas da doença de Peyronie

A patologia é comum entre os indivíduos de 40 a 65 anos e provoca uma tortuosidade no pênis

12/07/2020 - 16h32min

Atualizada em: 12/07/2020 - 17h33min


Andrea Alves
Lucia Pesca

A minha irmã disse que o namorado dela tem doença de Peyronie. Nunca tinha ouvido falar nisso. Gostaria que vocês explicassem o que é e como posso saber se um homem tem esse problema.

Reprodução / Reprodução

A doença de Peyronie é uma anomalia perfeitamente tratável pela Medicina. Este problema ocorre com aproximadamente 30% dos homens. É fundamental que a pessoa procure um médico urologista, que vai indicar o tratamento adequado.

A patologia é frequente entre os indivíduos de 40 a 65 anos e provoca tortuosidade e dor no pênis, dificultando e, às vezes, até mesmo inviabilizando a relação sexual. Embora seja comum em homens acima de 40 anos, o diagnóstico em pacientes jovens não é algo raro. 

O mais interessante é ver que os jovens gostariam de reduzir a frequência de suas transas, talvez, em busca de mais qualidade nas relações. Portanto, isso derruba o mito de que o homem precisa estar sempre pronto para o sexo e, se não estiver, se desespera para conseguir prazer. 

Leia outras colunas

Efeitos

Sabemos que a doença de Peyronie tem efeitos psicológicos e causa grande impacto na qualidade da vida sexual. 

A origem das placas de calcificação ou nódulos, que são as causas da tortuosidade, pode ser atribuída a pequenos e repetidos traumas ocorridos durante relações sexuais, ereções noturnas, atividades físicas e predisposição genética. 

Um sintoma comum é o surgimento de um caroço no pênis, que causa dor e deixa, às vezes, a cabeça do órgão frouxa. Como essa patologia é progressiva, torna-se necessário tratar o mais rapidamente possível. Na fase aguda, caracteriza-se por dor durante as ereções, curvatura peniana acentuada e nódulo palpável durante os exames físicos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias