Coronavírus pode ser transmitido pela relação sexual? - Entretenimento

Vers?o mobile

 
 

Falando de Sexo29/07/2020 | 16h40Atualizada em 29/07/2020 | 16h40

Coronavírus pode ser transmitido pela relação sexual?

Sexualmente falando, a proteção, seja, o uso de camisinha, é fundamental.

Andrea Alves e Lucia Pesca

Posso contrair coronavírus ao fazer sexo, mesmo sem beijar o par?

falando de sexo, novo card.
Foto: Reprodução / Reprodução

Para responder a essa questão, precisamos imaginar uma relação sexual que ocorra somente por vias genitais. Recebemos perguntas de leitores que afirmavam entender que não deveriam beijar na boca. Isso nos faz pensar, inicialmente, em dois fatores: muitos de vocês estão se arriscando, ao encontrarem pessoas que não moram na mesma casa, e sexo, consequentemente, pode estar ocorrendo com poucas preliminares.

Sexualmente falando, a proteção, seja, o uso de camisinha, é fundamental. Pesquisas já detectaram a presença de coronavírus no sêmen e na região anal. Outros estudos em curso ainda indicam um alto potencial de transmissão do vírus por vias sexuais e até possíveis efeitos sobre a fertilidade.

Leia outras colunas

Cuidados

É importante lembrar que, durante o ato sexual, a troca de fluidos corporais também pode ocorrer por meio da respiração, que fica muito próxima. Ou seja, uma suposta infecção de covid-19 pode ocorrer pela exposição a gotículas respiratórias ou saliva.

Evite o beijo e a proximidade facial, bem como o sexo oral e os contatos que incluam a região anal. 

E mais: não dispense o uso do preservativo (masculino ou feminino, conforme o caso) nem utilize saliva para lubrificar os genitais durante a relação sexual.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros