Entretenimento



Falando de Sexo

Dor na relação sexual: causas e tratamentos

Para algumas mulheres, sexo nem sempre é sinônimo de prazer

08/07/2020 - 15h51min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Acho que estou com algum problema. É muito bom transar com o meu namorado. Porém, depois, fico com muita dor na vagina, além de sentir muita ardência durante o ato. Isso é normal? Por favor, me ajudem! 

Reprodução / Reprodução

Sexo nem sempre é sinal de prazer. Cerca de 21% das mulheres sentem dor durante algumas ou em todas as tentativas de relação sexual. Este incômodo pode ser causado por fatores físicos ou psicológicos. 

Esse problema nem sempre é abordado na consulta com o ginecologista por preconceito ou vergonha de falar sobre o assunto. A avaliação e o tratamento dessas dores e ardências também podem ser feitos por um sexólogo. 

As causas orgânicas que podem desencadear dor são: infecções genitais, endometriose, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), distúrbios hormonais e  uso prolongado de alguns anticoncepcionais que diminuem a lubrificação vaginal e o desejo sexual da mulher. 

Leia outras colunas

Como agir

A dor na região genital sempre é sinal de algum problema e dificulta o ato sexual ou a vontade de ter novas relações. Para diminuir o transtorno, é indicado parar com as relações até encontrar ajuda especializada. 

O uso de preservativo, fazer higiene adequada na região íntima (sem sabonetes perfumados) e dormir sem calcinha podem ajudar a aliviar. 

Em nossos consultórios, esse problema aparece, muitas vezes, pela falta de lubrificação, sinal de que a mulher não fica tão excitada como deveria. Investir nas carícias, antes da penetração, aumenta a excitação e a lubrificação. A partir daí, diminui a dor.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias