Entretenimento



Dúvida cruel

Os triângulos amorosos da telinha que dividem torcidas

Assim como Eliza, em "Totalmente Demais", outros mocinhos e mocinhas ficaram com os corações indecisos

18/07/2020 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Artur Meninea / TV Globo
Que dúvida cruel, hein, Eliza?

Triângulo amoroso é uma relação que envolve três pessoas — o que pode implicar que duas estejam romanticamente ligadas a uma mesma pessoa ou, até mesmo, que cada uma sinta algo semelhante pelas outras duas. É quase impossível imaginar uma novela sem um bom triângulo, afinal, a disputa pelo amor de alguém é uma das razões de ser de uma história. 

Há os exemplos mais clássicos, quando o vilão tenta disputar sua amada com o bom moço da novela, usando mil artifícios para distorcer a realidade. Ou, em outros casos, é uma mulher malvada quem tenta tirar a rival de seu caminho e, assim, conquistar o herói. 

Mas é cada vez mais comum ter dois lados igualmente positivos na disputa amorosa. Ocorre, assim, que o público fica dividido, movimentando uma saudável e divertida disputa de torcidas nas redes sociais. Em Totalmente Demais (2015), no ar em edição especial durante a pandemia de coronavírus, voltamos a enfrentar o mesmo dilema de Eliza (Marina Ruy Barbosa), em uma dúvida cruel: se deve ficar com Jonatas (Felipe Simas) ou Arthur (Fabio Assunção). Tão acirradas como na época da primeira exibição, as discussões entre os times "Arliza" e "Joliza" voltaram com tudo.

Aproveitando esse clima de nostalgia, Retratos da Fama lembra outros triângulos que balançaram corações dentro e fora da telinha.

"Divididinha"

TV Globo / Divulgação
Tancinha: entre o namorado da adolescência e o galanteador (E)

Em Sassaricando (1987), Tancinha (Claudia Raia) repetiu o bordão “mas eu me tô divididinha” por meses a fio. De um lado, o amor da adolescência, Apolo (Alexandre Frota). Do outro, o galanteador Beto (Marcos Frota). A dúvida da feirante se dissipou só no último capítulo, quando o ricaço se mudou para o cortiço e conquistou de vez sua amada.


Triângulo do além

Divulgação / Ver Descrição
Flor amava seus dois maridos

Quando se fala em triângulo amoroso, logo vem à cabeça o mais famoso de todos, criado por Jorge Amado (1912 – 2001) e eternizado na literatura, cinema, TV e teatro: a obra Dona Flor e Seus Dois Maridos. O filme de 1976, com Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça no elenco, foi um sucesso e é, até hoje, uma das maiores bilheterias do cinema nacional.

Na telinha, a minissérie da Globo, em 1994, foi protagonizada por Giulia Gam, dividida entre o malandro Vadinho (Edson Celulari), insaciável até depois de morto, e o bom marido Teodoro (Marco Nanini).


Tudo em família

Ver Descrição / Ver Descrição
Edu namorou Helena, mas casou com Camila

Manoel Carlos gerou polêmica em Laços de Família (2000), ao mostrar o jovem Edu (Reynaldo Gianecchini) dividido entre Helena (Vera Fischer) e a filha dela, Camila (Carolina Dieckmann). 

Na época, o público demorou a aceitar a "traição" da jovem, muito por conta da química explosiva que os atores Vera e Gianecchini exibiam na telinha. Camila só ganhou a simpatia dos telespectadores quando foi revelado que ela estava com leucemia. Dessa forma, Maneco redimiu a personagem e, de quebra, carregou no drama para fidelizar a audiência.


Amor "felomenal"

Ver Descrição / Ver Descrição
Maria do Carmo e seus dois admiradores

Nem só de busca pela filha era feita a vida de Maria do Carmo (Susana Vieira). A protagonista de Senhora do Destino (2004) tinha dois homens apaixonados ao seu lado e capazes de tudo para fazê-la feliz. 

Dirceu (José Mayer) passou anos sendo o único na vida de Maria, mas logo ganhou um concorrente forte. Giovanni Improtta (José Wilker) jogava pesado na hora da conquista e, não à toa, foi o eleito da empresária no fim da história.


Mudança de planos

Ver Descrição / Ver Descrição
Sol foi encontrar seu eleito lá nos Estados Unidos

Novela é uma obra aberta, portanto, até o destino amoroso dos protagonistas está sujeito à aceitação do público. Em América (2005), Sol (Deborah Secco) viveu um grande amor com Tião (Murilo Benício). 

Mas a vida da mocinha estava mesmo nos Estados Unidos, e foi lá também que ela encontrou o homem que a conquistaria de vez. Eddie (Caco Ciocler) entrou na vida de Sol como um amigo. Depois, marido de fachada, até que virou o eleito da jovem brasileira.


Afeto construído

Ver Descrição / Ver Descrição
Maya casou por obrigação, mas se apaixonou por Raj (E)

Em Caminho das Índias (2009), trama de Gloria Perez, se a ideia era manter Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia) como par romântico, aos poucos o jogo virou. E virou para o lado de Raj (Rodrigo Lombardi). 

O público comprou a ideia do amor construído, uma das tradições da cultura indiana, e voltou suas atenções para outra direção. Raj era tão perfeito que foi capaz de aceitar o filho de outro homem como se fosse seu. Esse e outros motivos deixaram Maya apaixonada. E nós também.


Entre irmãs

Tv globo / Divulgação
As irmãs acabaram se entendendo no final

A Vida da Gente (2011) dava ao público a difícil missão de escolher entre duas mocinhas igualmente carismáticas. O pior é que não havia lado certo ou errado nessa história: tanto Ana (Fernanda Vasconcellos) quanto Manu (Marjorie Estiano) foram vítimas das circunstâncias, e ambas mereciam o amor de Rodrigo (Rafael Cardoso). 

O jeito foi escalar um Thiago Lacerda para complicar ainda mais essa história. Na pele de Lúcio, ele ganhou o amor de Ana, deixando Manu feliz para sempre com Rodrigo.


Decisão difícil

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Inácio caprichou na gentileza e levou a melhor

A gaúcha Vitória Strada estreou em Tempo de Amar (2017) com dois pretendentes encantadores. A mocinha Maria Vitória foi profundamente apaixonada por Inácio (Bruno Cabrerizo), mas o tempo passou, ela achou que o amado estava morto e surgiu Vicente (Bruno Ferrari). 

O último capítulo deixou o público na expectativa, mas o jovem brasileiro levou a melhor sobre o bonitão português. 


Mistério até o fim

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Os irmãos tinham muito em comum: inclusive o mesmo amor

Em Segundo Sol (2018), dois irmãos apaixonados pela mesma jovem. Rosa (Leticia Colin) viveu uma paixão arrebatadora com Ícaro (Chay Suede), de quem acabou engravidando. Mas o final feliz da moça foi ao lado de Valentim (Danilo Mesquita). 

O destino desse trio só foi desvendado nos últimos capítulos, com uma operação de guerra para evitar que o desfecho viesse à tona antes do tempo.


Amor de ontem ou de hoje?

Raquel Cunha / TV Globo/Divulgação
Ramón ou Marcos? Que baita dilema!

Amor antigo ou paixão do momento? Esse era o dilema de Paloma (Grazi Massafera) em Bom Sucesso (2019). 

Ramón (David Júnior) era o primeiro namorado, aquele com quem ela havia feito planos de passar o resto da vida. O que nem a mocinha planejava era que surgiria um adorável Peter Pan em sua vida. Marcos (Romulo Estrela) tinha fama de conquistador, mas trocou todas as mulheres do mundo por um único amor. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias