Entretenimento



Falando de Sexo

Relações sexuais agravam problemas urinários?

Para reduzir o risco de infecções, o mais indicado é tomar alguns cuidados

14/07/2020 - 15h53min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Faço sexo raramente. Só tenho um parceiro, porém, como não temos compromisso, nos encontramos eventualmente. Após a transa, começo a sentir uma ardência para urinar e, logo em seguida, vem a infecção urinária. Como posso resolver isso?

Reprodução / Reprodução

Definitivamente, o sexo pode desencadear esse tipo de problema em algumas pessoas. De fato, as infecções do trato urinário foram apelidadas de “cistite da lua de mel”, porque as relações sexuais frequentes podem levar ao desenvolvimento de uma infecção urinária.

Você não precisa parar de fazer sexo para evitar infecções urinárias. Para reduzir o risco de contraí-las, o mais indicado é tomar alguns cuidados. Confira as dicas.

Leia outras colunas

— Procure urinar antes e imediatamente depois de fazer sexo. Isso vai impedir que as bactérias que entraram na uretra infectem a região.

— Higienize a área íntima (limpando apenas da frente para trás) antes e depois do sexo.

— Mantenha-se hidratada sempre, mas, depois da relação sexual, beba um copo de água extra. Isso ajudará a livrar o trato urinário de bactérias indesejadas.

— Use lubrificante vaginal. O atrito durante o sexo pode irritar a uretra.


/// Considere 

um novo método anticoncepcional. 

Se você é propensa 

a infecções urinárias após o sexo, convém evitar usar diafragma 

ou espermicida como 

forma de prevenção 

à gravidez. Esses 

dois métodos podem introduzir microrganismos na flora vaginal. Eles matam as bactérias saudáveis, que controlam os germes problemáticos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias