A prática anal pode causar riscos à saúde? - Entretenimento

Versão mobile

 
 

Falando de Sexo18/08/2020 | 14h45Atualizada em 18/08/2020 | 19h50

A prática anal pode causar riscos à saúde?

Algumas precauções podem tornar a prática mais segura

A prática anal pode causar riscos à saúde? Reprodução/Reprodução
Foto: Reprodução / Reprodução
Andrea Alves e Lucia Pesca

Fazer sexo anal pode prejudicar a minha saúde? 

Amiga, cada pessoa tem particularidades  fisiológicas e anatômicas. Por isso, sempre falamos que é muito importante ter uma orientação médica. 

Para tornar a prática do sexo anal mais segura, é importante tomar algumas precauções. Então, em primeiro lugar, lembre-se da importância de manter a região  higienizada antes de iniciar qualquer ação. Além disso, é fundamental que a área esteja lubrificada com produtos à base de água.

Basicamente, o risco que o sexo anal pode oferecer à saúde é o surgimento de infecções devido à alta concentração de bactérias na região. Inclusive, algumas que não são encontradas em outras partes do corpo.

 Leia outras colunas

Área frágil

Outro problema é o dano físico. Isto é, o ânus e o reto são estruturas que, apesar de apresentarem alta resistência a bactérias, são bem frágeis. Assim, a prática de sexo anal sem cuidados pode causar traumas no reto, hemorroidas, fissuras anais e prolapso retal (a mucosa do reto acaba se exteriorizando pelo ânus). 

Todas essas situações têm como principais causas a penetração sem lubrificação suficiente, a introdução de objetos largos no ânus e a redução da sensibilidade local em função do consumo de álcool ou de outras drogas. 

Outra dica importantíssima é usar sempre camisinha em qualquer relação sexual, sobretudo, durante o sexo anal.

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros