Entretenimento



Falando de Sexo

É possível abrir mão da camisinha com o parceiro fixo?

O importante em um relacionamento é tomar decisões baseadas na confiança

19/08/2020 - 15h28min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou namorando há dois meses. Acho chato transar com camisinha e queria parar de usar, mas a minha namorada quer que eu faça um teste de HIV. Será que ela está exagerando?  

Amigo, não nos parece que ela esteja exagerando. Na verdade, sua namorada está correta! Isso significa respeito por ela e por você. Não é à toa que você se interessou por ela: uma pessoa que se cuida e se valoriza, pois, provavelmente, são valores que você também considera importantes. 

No entanto, uma campanha do Ministério da Saúde diz que o teste de HIV não deve ser feito de forma indiscriminada e a qualquer momento. O aconselhável é que apenas quem passou por uma situação de risco deve realizar o exame. 

 Leia outras colunas

Situações de risco

A transmissão do vírus HIV e, por consequência, da aids, ocorre por meio das seguintes formas: ter qualquer tipo de relação sexual desprotegida (sem o uso do preservativo),  compartilhar agulhas e seringas contaminadas, por transfusão de sangue contaminado e pelo contato da mãe infectada com seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

Procurem se conhecer mais. Conversem sobre suas vidas e comecem a tomar decisões  baseadas na confiança mútua. Agora, não nos parece conveniente que vocês deixem de usar preservativo, principalmente neste momento de pandemia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias