Entretenimento



Piquetchê do DG

Excesso de masturbação pode causar problemas?

É preciso ter cuidado na interpretação do que observamos

30/08/2020 - 09h48min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Ando preocupada com o meu filho. Acho que ele se masturba todos os dias. Agora, está trabalhando em casa por causa da pandemia, mas, antes, percebia que, várias vezes, ele se atrasava para ir para o trabalho, pois ficava muito tempo trancado no quarto, provavelmente, se masturbando. Existe uma frequência normal para se masturbar?

Reprodução / Reprodução

Cara leitora, é preciso ter cuidado na interpretação do comportamento que observamos. Porém, respeitando o que você conta, o seu filho pode, sim, estar apresentando sinais de ansiedade ou outros sintomas que devem ser avaliados, pois podem prejudicar suas atividade rotineiras.

A masturbação é uma atividade sexual natural que a maioria das pessoas realiza em algum momento da vida. Pode reduzir a tensão e proporcionar algum alívio sexual. Também ajudar as pessoas a se familiarizarem com seus corpos e a descobrirem seus gostos e aversões.

Leia outras colunas

Atenção

Algumas pessoas se masturbam mais do que outras. Não há uma frequência considerada normal. Alguns fazem isso diariamente. Outros, semanalmente. Certos indivíduos masturbam-se raramente. Porém, se uma pessoa se masturba a ponto de afetar seu dia a dia, já é motivo de preocupação.

Uma pesquisa recente mostrou que 25% dos homens, entre 18 e 59 anos, se masturbam algumas vezes por mês ou semanalmente. 

A maioria das mulheres se masturba uma vez por semana ou menos.

Masturbar-se mais de quatro vezes por semana não é necessariamente um problema. No entanto, quando a atividade se torna compulsiva, interfere no trabalho, na vida social e nos relacionamentos, além de irritar os genitais. Se isso ocorrer, é melhor conversar com um profissional de saúde ou consultar um terapeuta.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias