Entretenimento



Reprise

"Flor do Caribe", novela de 2013, reestreia nesta segunda na RBS TV

A trama substitui "Novo Mundo" na faixa das seis

31/08/2020 - 08h30min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Raphael Dias / TV Globo/Divulgação
Em sua segunda protagonista, Grazi Massafera vive Ester, guia de turismo no Rio Grande do Norte

Ester (Grazi Massafera) é uma mulher decidida. Guia de turismo e bugueira, ela vive uma paixão arrebatadora pelo piloto do esquadrão de caças da Aeronáutica, Cassiano (Henri Castelli), nas areias da fictícia Vila dos Ventos, no Rio Grande do Norte. Nem tudo ficará tão feliz assim com o retorno de um antigo amor dela, que aquece a base de Flor do Caribe, novela de 2013 que retorna à RBS TV a partir desta segunda (31). 

A trama substitui Novo Mundo na faixa das seis, em nova reprise até a estreia da inédita Nos Tempos do Imperador, que ficou para 2021. Mais alegre, o texto de Walther Negrão mostra um Brasil pouco explorado, nas dunas nordestinas, permeado por muito romance e aventura.

— Eu continuo brigando que as pessoas precisam conhecer melhor o nosso país e Flor do Caribe é reafirmar isso, mostrar que antes de sonhar em ir para Miami, por exemplo, elas devem visitar nossas belezas naturais. Essa reprise entra em um momento especial, em que a gente precisa de um respiro. Tem romance e aventura, que nunca saem de época — aponta Jayme Monjardim, diretor de núcleo da novela.

Mas nem tudo será tão simples para Ester. Os planos de casamento com Cassiano são abalados com o retorno de Alberto (Igor Rickli), que tem uma paixão antiga pela protagonista. Ele fará de tudo para separar o casal e, indiretamente, convence o rival a entregar um carregamento de diamantes a Dom Rafael (Cesar Troncoso), no Caribe. Alberto é neto de Dionísio (Sérgio Mamberti), dono de uma empresa que usava as salinas de fachada para seu principal comércio, o de contrabando de diamantes. Com a missão, Cassiano some e preocupa Ester, que decide ir atrás dele. 

A vilania de Dionísio é outro ponto que cruza com o Brasil atual. O empresário colaborou com o Eixo durante a Segunda Guerra Mundial fornecendo tungstênio para a fabricação de munição e denunciou o esconderijo de várias famílias para a polícia secreta de Hitler. 

— Justamente agora, mais atual, impossível. O personagem do Mamberti sendo um nazista, e agora vemos no Brasil pessoas tomando a palavra e tendo espaço. Eu acho perfeito esse encaixe — pontua Cláudia Netto, que interpreta Guiomar na novela.

— Exato. Era uma paródia do nazista e agora vemos que a paródia virou realidade. É muito louco — completa Jean Pierre Noher, que vive o Duque, um estelionatário de atuação internacional na novela.

Marcante

Flor do Caribe também tem um valor sentimental importante para o elenco. No caso de Grazi, ela interpretou sua segunda protagonista – a primeira tinha sido em Negócio da China (2008). A experiência ajudou ela a entender melhor sobre a construção de um personagem.

— Além de aprender a dirigir um bugue (risos), eu comecei a trabalhar melhor e resolver meu dia a dia na atuação, independentemente das minhas emoções pessoais. Eu estava à flor da pele fora do estúdio e fui estudando assistindo ao trabalho dos outros — conta Grazi, que em 2012, período de gravação da novela, ela curtia o primeiro ano de vida de sua filha Sofia.

No caso de Henri Castelli, que também se empenhava em aulas de pilotagem, a parceria com Grazi reafirmou a confiança um no outro.

— Nós tínhamos que ter um para acalmar o outro. Eu sabia que era uma grande missão pela frente e ela também. Ela me ligava nervosa e eu dizia que íamos fazer com amor e que seríamos grandes parceiros. A Grazi é rápida, tem grandes sacadas de cena e ela merece tudo o que ela está vivendo hoje, além de linda e tudo mais. Um grande talento — elogia Castelli.

Últimas Notícias