Entretenimento



Representatividade

"Hoje eu não faria esse papel", afirma atriz que interpreta personagem trans em "Fina Estampa"

Luciana Paes vive Fabrícia na novela que está sendo reprisada na faixa das 21h

14/08/2020 - 11h16min


GZH
GZH
TV Globo / Divulgação

Nos próximos capítulos de Fina Estampa, a personagem de Luciana Paes, Fabrícia, será descoberta como mulher trans e discriminada por Quinzé (Malvino Salvador) e pelas funcionárias da empresa de Griselda (Lilia Cabral). Em entrevista recente, a atriz relembrou o período de gravação da novela, que foi ao ar originalmente em 2011, e disse que hoje não aceitaria fazer o mesmo papel.

— Atualmente eu tenho mais conhecimento, menos do que eu gostaria, porque acho que é um assunto que se subdivide em muitas categorias. Hoje eu não faria esse papel, acho que os tempos mudaram mesmo. Se eu fosse chamada pra fazer algo do gênero agora, eu acho que realmente é o lugar de esse papel ser ocupado por uma atriz trans — comentou.

Segundo ela, inicialmente não estava definido se a personagem era trans ou travesti. Por fim, a cena mostra Quinzé vendo Fabrícia nua no vestiário da empresa e logo correndo para contar à mãe e às funcionárias que ela é trans: "A Fabrícia é homem", ele diz, enquanto as demais personagem reagem à descoberta.

De acordo com Luciana Paes, a atitude revela uma ausência de conhecimento sobre o assunto. 

— Era outro mundo que a gente vivia naquela época. Esse assunto de representatividade não era uma coisa tão conversada, já são quase 10 anos (desde a estreia de Fina Estampa). Estava tudo pouco claro. Também não se tinha tantas mídias sociais, lembro que tentei entrar em contato com outras pessoas, conversei por telefone com uma mulher trans... Mas era tudo muito nebuloso — contou a atriz.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias