Entretenimento



Falando de Sexo

Quais doenças podem ser transmitidas pela prática oral?

O uso de camisinha feminina ou masculina é fundamental

12/08/2020 - 15h09min

Atualizada em: 12/08/2020 - 16h37min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

É verdade que sexo oral também transmite doenças? Uma amiga falou que leu isso aqui no DG, e eu fiquei muito preocupada. Eu fico com um cara, e a gente até usa camisinha, mas só na hora da penetração. E como é possível fazer sexo oral com preservativo em mulheres?

A combinação de beijo, sexo e falta de cuidados com higiene e proteção pode ser uma via de transmissão de inúmeras doenças. 

As mucosas da boca e dos órgãos sexuais têm uma incrível capacidade de absorção. Se estiverem em contato com secreções, saliva, esperma e líquido vaginal contaminados, essas áreas nem precisam contar com feridas abertas ou sangramentos para que os sintomas de alguma enfermidade sejam desencadeados. 

A troca de beijos, por exemplo, no atual momento, pode transmitir covid-19 e também favorecer o desenvolvimento de hepatite C, gengivite e até, acredite, de cárie e de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), como sífilis e infecção pelo vírus HPV (papiloma vírus, um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero). 

Proteção

O sexo oral pode transmitir, além de sífilis e HPV, também gonorreia e herpes. 

A sífilis se manifesta na boca sob a forma de feridas, que podem ser confundidas com herpes. Já a gonorreia provoca inflamações bucais. 

Atenção! Não escove os dentes antes de fazer sexo oral, porque sua gengiva pode sangrar durante a escovação. Uma das maneiras de se proteger, além da boa higiene bucal, é o uso da camisinha feminina e masculina também durante a prática oral.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias