Entretenimento



Noveleiros

Relembre 10 rivalidades que marcaram as novelas

O melhor das tramas é acompanhar os embates e escolher um lado para torcer

22/08/2020 - 10h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Ver Descrição / TV Globo/Divulgação
Donatela sofreu o diabo nas mãos de Flora

Uma boa novela precisa de protagonistas fortes e carismáticos. Mas quem faz a história andar mesmo são os antagonistas, ou seja, as figuras que se opõem a heróis e heroínas, provocam conflitos que se desenrolam até os últimos capítulos. Afinal, se houvesse apenas um lado, não teria a menor graça. 

As grandes tramas precisam de rivalidades marcantes, que provoquem torcidas e movimentem paixões junto ao público. Escolhemos um lado e acenamos com bandeirinhas imaginárias a cada embate. Não à toa, as cenas mais esperadas de todas as novelas são os enfrentamentos dos rivais, o ápice da história, quando o telespectador para tudo o que está fazendo para acompanhar a movimentação dos personagens.

Reunimos aqui 10 grandes rivalidades da telinha. Escolha o seu lado do ringue e venha relembrar com a gente!


Herança de ódio

Reprodução / Rede Globo
Tudo começou com uma cerca...

Em O Rei do Gado (1996), duas famílias italianas, no coração do Brasil, brigavam por causa de uma cerca. 

Na primeira fase, que se passava na década de 1940, Antonio Mezenga (Antonio Fagundes) e Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira) semeavam o ódio com a mesma gana com que plantavam pés de café. 

Reprodução / Ver Descrição
...e atravessou gerações

A disputa de terras pode ter dado início a tudo, mas o ódio foi sendo passado por meio das gerações. Eis que, em meio a tanta guerra, nasceu o amor de Enrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Leticia Spiller), cujo fruto, Bruno (Antonio Fagundes), veio  ter nas veias o sangue dos dois clãs rivais. Apesar disso, o fazendeiro mantinha acesa a raiva pelos Berdinazzi, tanto que não assinava o sobrenome. Do outro lado, o último sobrevivente da família inimiga, Geremias (Raul Cortez), não queria nem ouvir falar do sobrinho.


Uma explosão de emoções

Ver Descrição / Ver Descrição
Clementino tramou sua vingança por 20 anos

Logo no início de Torre de Babel (1998), Clementino (Tony Ramos) cometeu um duplo homicídio ao flagrar a traição da esposa. No tribunal, o testemunho do magnata César Toledo (Tarcísio Meira) foi essencial para a condenação do réu à pena máxima. 

Luiz Carlos Santos / BD,Agência Globo
César deu o testemunho que ajudou na condenação do funcionário

Os anos atrás das grades alimentaram o ódio de Clementino, que planejava se vingar do ex-patrão. Explodir o Tropical Tower Shopping, maior investimento da família Toledo, seria atingir em cheio o inimigo. 

Spoiler 1: Clementino não explodiu o shopping. 

Spoiler 2: Jamanta (Cacá Carvalho) não morreu. 

A trama está disponível no catálogo do GloboPlay, com o primeiro capítulo aberto para não assinantes.


Que cachorrada!

Ver Descrição / Ver Descrição
A "cachorra" armou direitinho contra a rival

Na novela Celebridade (2003), Maria Clara Diniz (Malu Mader) viu seu mundo desabar com a aproximação de Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu). A moça começou humilde e submissa, enredou a empresária em sua teia até que, quando menos se esperava, deu o bote. 

A "cachorra", como Laura era chamada por seu comparsa Marcos (Márcio Garcia), se apossou de toda a fortuna da ex-patroa, comemorou a fase de glamourosa com champanhe e caviar, mas quando veio o tombo, foi feio. Destaque para a clássica cena no banheiro da boate, quando Maria Clara encurrala a inimiga e lhe dá uma lição.


Ladra de criancinhas

João Miguel Júnior / TV Globo/Divulgação
Quem não amou esse acerto de contas?

Roubar um bebê dos braços da mãe foi apenas um dos muitos crimes de Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). A vilã de Senhora do Destino (2004) passou anos achando que escaparia impune, mas não contava com a determinação de Maria do Carmo (Susana Vieira). 

Empresária bem-sucedida e mãe de outros quatro filhos, ela nunca deixou de procurar pela caçula, até que a encontrou. E a partir daí, foram muitos os embates, revelações e cenas impactantes envolvendo as rivais. No centro da disputa, Isabel/Lindalva (Carolina Dieckmann) não demorou a escolher o lado da mãe biológica, acirrando ainda mais o ódio de Naza.


Dupla nada afinada

Ver Descrição / Ver Descrição
Guerra declarada do início ao fim

O Beijinho Doce, música que cantavam na infância, virou um amargo pesadelo para Donatela (Claudia Raia). Durante os primeiros capítulos de A Favorita (2008), a dúvida sobre o caráter de Flora (Patrícia Pillar) pairou sobre o público. Mas, assim que a máscara da vilã caiu, a trama ficou ainda mais eletrizante. 

Em sequências de tirar o fôlego e o sono dos telespectadores, Flora mentiu, armou, matou, sequestrou, colocou a rival na cadeia, enfim, quase destruiu a vida de Donatela, tudo em nome da inveja que sempre sentiu da rival. De quase irmãs e dupla sertaneja, Flora e Donatela viraram inimigas mortais. Ódio declarado do primeiro ao último capítulo.


Duelo de agulhas

Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Cada embate era um festival de gargalhadas

A rivalidade de Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício) era uma comédia. Literalmente. Em Ti-ti-ti (2010), os costureiros abusavam da malandragem para passar a perna um no outro, rendendo cenas hilárias. 

No fundo, não havia um lado "bom" nessa história, ambos tinham suas qualidades e fraquezas, o que tornava quase impossível escolher quem merecia a nossa torcida.


Rivalidade à primeira vista

Alex Carvalho / TV Globo
As duas disputaram René, mas já se odiavam antes disso

Implicância gratuita era o grande motivo da rivalidade de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Griselda (Lilia Cabral), em Fina Estampa (2011), que, atualmente, é reprisada no horário das 21h, na Globo. 

É claro que, ao longo da história, as duas passaram a disputar o amor do mesmo homem, René (Dalton Vigh), mas a rixa começou bem antes disso, desde que Pereirão ousou colocar os pés no território da Rainha do Nilo. A edição especial da trama, em breve, vai mostrar que essa inimizade não terminou no último capítulo.


"É tudo culpa da Rita!"

Renato Rocha Miranda / TV Globo/Divulgação
Rivalidade que marcou época

Não poderia faltar a dupla de rivais mais lembrada de todos os tempos. O ódio mútuo entre Carminha (Adriana Esteves) e Nina/Rita (Débora Falabella) movimentou Avenida Brasil (2012) do início ao fim. 

O pulo do gato de João Emanuel Carneiro foi alternar as atitudes das personagens. Em um momento, Carminha estava por cima e mostrava suas garras contra a ex-enteada. No instante seguinte, era Nina/Rita quem deixava os ares de mocinha e era capaz das piores torturas contra a loira. Assim, nesse jogo de gato e rato, elas chegaram até o fim da história, com um acerto de contas emocionante.


Um "doce" de irmão

Bob Paulino / TV Globo/Divulgação
Que fofos, né? Tudo fingimento!

Quem tem um irmão como Félix (Mateus Solano) não precisa de inimigos. No primeiro capítulo de Amor à Vida (2013), o vilão roubou a filha de Paloma (Paolla Oliveira) e jogou o bebê recém-nascido, a quem chamava de "ratinha", em uma caçamba de lixo. 

Enquanto fingia consolar a irmãzinha e a chamava de "meu doce", tramava outras formas de colocar as mãos na fortuna da família. O ápice dessa história, aquele momento pelo qual todos esperavam, foi quando a verdade veio à tona. Paloma deixou de lado sua meiguice e partiu para cima do irmão com sangue nos olhos. Incrivelmente, Félix se redimiu no final da trama, fez as pazes com a irmã e se afeiçoou à sobrinha, Paulinha (Klara Castanho).


Brothers e rivais

Cesar Alves / TV Globo/Divulgação
João era o oposto de Jerônimo

Verão 90 (2019) também mostrou um "irmão fura-olho". Janaína (Dira Paes) deu todo o amor aos dois filhos, mas João (Rafael Vitti) e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) eram como a água e o vinho.

Enquanto o primeiro era generoso, romântico e simples, o outro colocava a ambição acima de qualquer coisa, até da família. Jerônimo tramou para colocar o mano na cadeia e tentou roubar a namorada dele, Manu (Isabelle Drummond), tudo sem um pingo de remorso.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias