Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como amenizar o ressecamento vaginal

Fatores psicológicos ou uso de medicações podem ser as causas do problema

03/08/2020 - 16h14min

Atualizada em: 04/08/2020 - 11h30min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Estou com 46 anos e me separei há dois. De lá pra cá, não tive mais relações sexuais. Tentei usar um vibrador e foi muito difícil, porque minha vagina sempre estava completamente seca. Eu tenho fantasias sexuais. Então, por que não consigo ficar lubrificada?

Se você tem fantasias e tenta se estimular, a melhor opção é procurar um ginecologista para fazer uma avaliação. 

As causas da secura vaginal variam de fatores fisiológicos (alterações hormonais ou efeitos colaterais de medicamentos) a problemas emocionais e psicológicos (falta de desejo ou até ansiedade). Felizmente, existem muitas opções para aliviar esse ressecamento.

O primeiro passo é descobrir a fonte do desconforto. Uma das motivações mais comuns para o ressecamento é a diminuição nos níveis de estrogênio durante a menopausa, após o parto, durante a amamentação ou em tratamentos contra o câncer. Alguns medicamentos para alergia e constipação, bem como remédios para asma, podem ter efeito secante.

Alergias a componentes químicos presentes em sabonetes, produtos de higiene, corantes e perfumes também podem causar problemas. 

Fatores psicológicos

Em alguns casos, a secura da região íntima pode ser causada por baixa libido ou problemas sexuais com um parceiro.

Fatores emocionais, como estresse e ansiedade, também podem interferir no desejo sexual e levar à falta de lubrificação.

A principal alternativa para trazer alívio, enquanto um diagnóstico completo não é feito, é o uso de lubrificantes. 

Os hidratantes vaginais também podem ser uma maneira eficaz de minimizar a secura vaginal durante vários dias com apenas uma aplicação.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias