Entretenimento



Luta com a arte

Taís Araújo fala sobre nova série da Globo que faz antologia da quarentena: "Montanha-russa de emoções"

"Amor e Sorte" tem estreia prevista para 8 de setembro, com texto supervisionado por Jorge Furtado

06/08/2020 - 11h19min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail
Estevam Avellar / Globo
Taís Araújo e Lázaro Ramos atuam e filmam "Amor e Sorte"

A necessidade é a mãe da invenção. Com essa frase, o cineasta gaúcho Jorge Furtado foi impulsionado, no meio da pandemia de coronavírus, a entrar em contato com roteiristas e atores que estivessem isolados juntos. O resultado de muita conversa e logística estará na série Amor e Sorte, com estreia prevista para 8 de setembro, na RBS TV, com idealização e supervisão de texto de Furtado.

O único critério era a segurança total dos atores, com eles fazendo tudo por eles mesmos. A partir disto, casados há 15 anos, Taís Araújo e Lázaro Ramos toparam entrar no projeto, que tem direção artística de Patrícia Pedrosa (de Cine Holliúdy e Shippados). O primeiro dos quatro capítulos, que serão exibidos logo depois da novela das nove, é estrelado por Taís e Lázaro, diretamente de casa deles. 

— Foi uma maneira de enfrentar, de forma artística, esse momento com uma mensagem positiva no sentido de histórias que falam de hoje, pois não tinha como escapar disso, mesmo sendo um momento triste. É isso de enfrentar juntos, nos conhecendo melhor em nossas casas. Não tem o "vou ali e já volto", "semana que vem estou fora". É todo tempo junto. Isso necessariamente faz que a gente aprenda sobre nós mesmos e sobre o outro — explica Furtado.

A cada capítulo, serão dois atores que aparecem de sua residência, mostrando o misto de sensações provocadas pelo isolamento social - não necessariamente sendo um casal. Já estão confirmados os nomes de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, mãe e filha, em outro episódio. Todos eles funcionam, de certa forma, como uma poesia sobre a quarentena. 

No caso de Taís Araújo, ela garante que sua personagem é um verdadeiro espelho do que enfrentou no início da pandemia.

— É uma montanha-russa de emoções e eu estava igual à personagem, fiquei encantada. E pude exercitar tudo, desde um drama profundo a um pouco de comédia — conta a atriz, que também está se preparando para retomar as gravações da novela Amor de Mãe nas próximas semanas.

O escritor do episódio estrelado pelo casal, Alexandre Machado, ficou feliz pelo convite de Furtado, porque se encontrava em um bloqueio mental. Este é o seu primeiro trabalho após a partida de seu grande amor e parceira de profissão, Fernanda Young. O texto foi uma grande homenagem para ela, com quem foi casado por 25 anos.

— Eu não seria 10% do que sou se não fosse por ela. Na verdade, não estaria nem vivo se não fosse por ela. Não teria esses quatro filhos, que hoje são tudo para mim. Mas não foi apenas sorte, porque nós dois nos dedicamos a ter um projeto de vida que foi muito além de marido e mulher. Foi não, continua sendo, pois ainda continuo no mesmo projeto traçado por ela. E pretendo encontrar com ela em muitas outras encarnações — agradece Machado.

O roteiro de Linha de Raciocínio foi todo produzido em dois dias. Neste episódio, ele retrata um casal confinado que, ao divergir sobre uma questão ideológica, chega a uma grande discussão matrimonial turbinada pelos nervos à flor da pele. Para Machado, Amor e Sorte chega no momento ideal:

—  Estamos naquele momento em que conseguimos fazer piada com o isolamento, então já começamos a superar esse “trauma”. Rir de nós mesmos, até em situações extremas como essa. Vai ficar em nossas memórias para sempre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias