Entretenimento



Deu certo

Após críticas de Anitta, dicionário no Google muda o significado do termo "patroa" 

Serviço da plataforma de buscas definia palavra como "esposa do patrão"

17/09/2020 - 16h02min


Carlos Macedo / Agencia RBS
Anitta comemorou mudança de significado no dicionário parceiro do Google para termo "patroa"

Na última semana, Anitta havia se manifestado sobre a definição encontrada ao buscar pelo termo "patroa" no Google. Mas, depois das reclamações da cantora nas redes sociais, a plataforma de buscas agora apresenta um novo significado para a palavra.

Antes, segundo o dicionário Oxford Languages - um dos serviços parceiros do Google -,  "patroa" era a "mulher do patrão" ou "dona de casa". Por outro lado, a busca por "patrão" resulta, segundo o dicionário, em "proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador".  

— Que isso, mano? Patroa é a mesma coisa que está escrito lá no patrão. Dona e proprietária do cac*** que eu quiser. Mano do céu, inacreditável. Não estou acreditando que isso está no nosso dicionário — afirmou a cantora.

Após as críticas, o Google se pronunciou e prometeu notificar o dicionário Oxford Languages pelo conteúdo. Deu certo: uma semana depois das manifestações de Anitta, a busca traz uma nova definição para "patroa". Na busca, o significado encontrado para o termo é o equivalente feminino ao apresentado para "patrão": "proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora". 

Instagram @anitta / Divulgação
Anitta comemora mudança no significado da palavra "patroa" no Google

No Instagram Stories, Anitta compartilhou uma reprodução de tela do "novo" resultado da busca e comemorou: "Feito", escreveu ela.

Após a repercussão, o portal explicou que trata-se da definição proposta por um dicionário parceiro - no caso, o Oxford Languages - e se prontificou a notificar a empresa sobre o conteúdo. Veja o comunicado: 

"Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages. Embora não tenhamos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando para garantir o conteúdo adequado".

"Mulher solteira"

Assim como Anitta, a cantora Luísa Sonza também se indignou com o significado de um termo encontrado no dicionário do Google.  Após fazer a busca pela expressão "mulher solteira" no site, a gaúcha compartilhou com seus seguidores uma reprodução de tela que mostra primeiro resultado mostrado pelo portal: 

Instagram @luisasonza / Divulgação
Luísa Sonza se manifestou no Instagram Stories

"Mulher solteira segundo o Google e o Brasil", escreveu ela. 

Quando a busca por "mulher solteira" é feita no Google, o primeiro resultado sugerido também é a definição do dicionário Oxford Languages. Segundo a definição apresentada, o termo seria "pejorativo" e se referiria a uma "prostituta ou meretriz".

Após a repercussão, a assessoria do Google enviou à Donna uma nota de posicionamento. O portal explicou que trata-se da definição proposta por um dicionário parceiro - no caso, o Oxford Languages - e se prontificou a notificar a empresa sobre o conteúdo. Veja o comunicado:

 "Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida e de fontes confiáveis. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros e especialistas em idiomas, neste caso da Oxford Languages. Embora não editemos ou removamos as definições fornecidas pelos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando na revisão da definição neste momento".

Luísa vem recebendo ataques virtuais desde que se separou do youtuber Whindersson Nunes, em abril deste ano. No final da última semana, ela assumiu o romance com o cantor Vitão, com quem havia gravado uma parceria musical para o videoclipe de Flores, lançado no Dia dos Namorados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias