Entretenimento



Marcou época

Claudia Raia conta como foi contracenar com ex-maridos em "Sassaricando", que volta à TV nesta terça

Atriz interpretou a ingênua Tancinha na novela de 1987

09/09/2020 - 09h09min


GZH
GZH
TV Globo / Divulgação
Cláudia Raia como Tancinha em "Sassaricando"

Nesta terça-feira (8), a novela Sassaricando, de 1987, começa a ser reprisada no canal Viva, trazendo a ingênua e estabanada Tancinha, vivida por Claudia Raia, de volta à TV brasileira. Em entrevista ao jornal Extra, a atriz relembrou os bastidores da personagem:

— Tancinha foi a grande explosão da minha carreira. Já no começo, deu para ver que a personagem tinha pegado. A primeira cena dela, na feira, é hilária, gente! Tancinha cativou o público com aquele jeito ingênuo no corpo de um mulherão, era do bem, divertida, engraçada. E ainda tinha o sotaque, o jeito de falar marcado e errado — relembra Claudia Raia, rindo: — Isso, aliás, me dava um trabalho! Depois que eu dizia uma palavra errada, tinha que mantê-la igual pelo resto da novela. Amor, eu anotava todas!

Cláudia diz que foi muito criticada na época, mas que recebeu apoio do autor da novela, Silvio de Abreu, e decidiu seguir em frente: fez aulas de prosódia e visitou feiras no bairro paulistano do Brás. Seus bordões eram “Olha os melão!”, “Me tô divididinha” e “Não me enche os pacová”.

Ver Descrição / Ver Descrição
Cláudia e Edson Celulari em "Sassaricando"

— O resultado foi ainda mais impressionante do que eu sonhava. Tancinha entrou para o rol de grandes personagens da teledramaturgia brasileira — celebra a atriz, hoje com 53 anos.

Ex-maridos

Na época das gravações de Sassaricando, Claudia tinha poucos meses de casada com Alexandre Frota. Na novela, Tancinha e Apolo, seus personagens, formavam um triângulo amoroso com Marcos Frota (Beto).

— Em casa, eu e Alexandre trocávamos sobre a novela, passávamos o texto juntos. Nós dois estávamos num momento profissional muito especial, eram os primeiros grandes papéis, meu e dele.

Coincidentemente, o personagem Guel, irmão de Tancinha, era interpretado por Edson Celulari. Cinco anos depois, contracenando em Deus Nos Acuda, os dois se apaixonaram e se casaram.

— Olhar aquele cenário nos dias de hoje é, no mínimo, curioso. Na época, Edson era casado, e eu também, com Alexandre. Nós tínhamos uma relação ótima de colegas, nos dávamos muito bem — comenta Claudia, admirada.

Hoje, Cláudia está casada com o ator, bailarino e apresentador Jarbas Homem de Mello, 50 anos. Ela é mãe de Enzo, de 23, e Sophia, de 17, do casamento com Celulari, e planeja ter mais filhos antes de se tornar avó. Ela congelou óvulos.

— Temos o plano, mas não uma data em vista ainda. Pelo Jarbas, já teríamos tido, eu que segurei mais (risos) — conta a artista. — Minhas filhas do coração (ela foi mãe de Mariana Ximenes, Paolla Oliveira, Fernanda Souza, Isabelle Drummond e Marcella Rica em novelas) são consideradas como irmãs por eles, é muito bonitinho de ver.

Em novembro, Cláudia pretende lançar um livro de memórias em que contará sobre sua vida e carreira:

— Podem esperar uma obra leve, divertida, interessante e com histórias emocionantes. Claro, vou contar muitas coisas inéditas. Eu sempre brinco que minha vida é composta por esquetes de comédia (risos).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias