Entretenimento



Falando de Sexo

Como a depressão afeta a vida sexual

Além de mexer com a autoestima, essa doença pode diminuir a libido. 

21/09/2020 - 16h07min

Atualizada em: 22/09/2020 - 10h41min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

A minha esposa está depressiva há muito tempo. Não temos relações, porque ela não sente vontade. Eu não forço a barra, mas fico de mãos atadas, pois não sei se a falta de libido é por causa da depressão ou se não tem mais desejo por mim.

A depressão traz à tona diversos sentimentos ruins. Eles fazem com que a pessoa se sinta cada vez pior. Além de mexer com a autoestima, essa doença pode diminuir a libido. Portanto, sintomas de depressão e falta de desejo sexual estão,sim, relacionados. 

Os sinais característicos da depressão são: sentimento de desamparo, variação de humor, perda de interesse pelas atividades diárias, alteração no apetite, baixa tolerância, irritabilidade, alteração no sono, dores inexplicáveis e perda de energia, entre outros. Por outro lado, o sexo é visto como um comportamento associado ao prazer, à alegria e ao relaxamento. Além disso, requer energia e disposição.

Os conceitos ligados ao sexo são diferentes daqueles associados à depressão. Essa é uma das razões para ocorrer a diminuição da libido no período em que a doença está presente. 

De fato, o organismo não está em condições ideais para a prática de relações sexuais.

Leia outras colunas

Apoie seu par

O papel do par pode ser fundamental nessa situação. É preciso entender que fadiga e apatia são sintomas da depressão, não de rejeição ao outro.

A irritabilidade, um sintoma comumente associado aos quadros depressivos, pode interferir na vida conjugal, alimentando discussões e desgastando a relação. Muitas vezes, o cônjuge se vê tomado pela impaciência diante de alguém que está apático, irritado e sempre triste.

O melhor caminho, mesmo sem sexo, é manter a conexão emocional com carinhos. 

Se o casal não se afastar afetivamente, o tratamento contra a depressão se torna menos difícil. Assim, quando os principais sintomas da doença diminuírem, será mais fácil retomar a vida sexual.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias