Entretenimento



Falando de Sexo

Como lidar com as mudanças de humor após a relação?

A chave para lidar com isso é reconhecer seus sentimentos e dialogar com o parceiro 

02/09/2020 - 14h32min


Andrea Alves
Lucia Pesca
Reprodução / Reprodução

Preciso de ajuda. Já tive três namorados e, hoje, gosto muito do sexo que faço com o atual. Porém, quando termina a relação, mesmo tendo orgasmo,eu fico com uma sensação de tristeza e sinto vontade de chorar. Parece que ele não me abraça como deveria, mas, na real, sou eu quem está mal. O que pode estar acontecendo comigo?

Sentir tristeza após o sexo ou apresentar oscilações de humor são situações que ocorrem mais com mulheres do que com homens após o término da transa. Essa condição é conhecida como disforia pós-coito. 

A tristeza, ansiedade ou agitação pós-sexo podem ser sensações confusas e desconfortáveis, especialmente para aqueles que estão acostumados a sentir prazer e proximidade com os parceiros após a atividade sexual. 

A grande questão é saber como lidar com mudanças de humor relacionadas ao sexo.

Leia outras colunas

Entenda

Geralmente, essas emoções são de curta duração, e você pode tomar medidas para aliviar esse desconforto emocional enquanto ele dura, envolvendo-se em técnicas calmantes de respiração profunda, distraindo-se com uma atividade agradável — como ouvir música ou conversar com o seu par sobre o que está sentindo (claro, supondo que você tenha um relacionamento próximo e uma boa comunicação). 

A chave para lidar com isso de maneira certa é reconhecer seus sentimentos e dialogar com o parceiro usando afirmações, como: "Fiquei triste quando você não me abraçou depois que terminamos de fazer sexo". Além disso, peça a ele o que você gostaria que fizesse: "Não preciso que você me anime, só quero que ouça". 

Se os sentimentos de disforia pós-sexo persistirem ou ocorrerem com frequência, é uma boa ideia conversar com um psicólogo sobre isso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias